Prevenção para Osteoporose

Autoria: Prevenção para Osteoporose 05/05/2005 Exponha-se ao sol da manhã regularmente. Não fume. Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas. Exercite-se, principalmente através de caminhadas e exercícios que requeiram força muscular. Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. O leite e seus derivados são as melhores fontes, mesmo desengordurados. O ideal é…

Osteoporose na Infância

Autoria: SBR 04/04/2011 1. O que é osteoporose? A osteoporose é a perda de massa óssea, isto é, a diminuição da densidade do osso (diminuição do conteúdo de cálcio) e ocorre devido a vários fatores. Dependendo do nível desta diminuição, o osso pode ficar mais fraco e susceptível a fratura. 2. A criança e adolescente…

Embora bem-vindos, alimentos saudáveis não mudam a evolução da artrite reumatoide

Cuidados na alimentação foram citados em reportagem feita pela revista Kairos, do mês de novembro, como eficientes para diminuir o número de crises da artrite reumatoide, doença que cursa com inflamação das articulações, causando dor e inchaço local. Diz o texto publicado que tais cuidados também reduziriam a probabilidade de retorno da atividade da doença.…

Fito-hormônios não podem ser considerados para tratar a osteoporose

Em reportagem deste mês sobre saúde de mulheres após os 40 anos, o Guia da Farmácia aborda o que seria uma alternativa à reposição hormonal tradicional. Trata-se dos chamados fito-hormônios, substâncias derivadas de plantas medicinais que teriam resultados semelhantes ao tratamento com estrogênio ou progesterona, ingeridos pelas mulheres particularmente a partir da menopausa. Plantas como…

Gordura visceral pode ser caminho para a osteoporose

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard relacionou o acúmulo de gordura na região mais profunda do abdome à maior probabilidade de sofrer de osteoporose, doença que fragiliza os ossos. Na pesquisa, feita com mulheres de diferentes pesos corporais na pré-menopausa, constatou-se que aquelas que tinham maior acúmulo de gordura visceral – presente…