Cuidados na alimentação foram citados em reportagem feita pela revista Kairos, do mês de novembro, como eficientes para diminuir o número de crises da artrite reumatoide, doença que cursa com inflamação das articulações, causando dor e inchaço local.
Diz o texto publicado que tais cuidados também reduziriam a probabilidade de retorno da atividade da doença. A chave seria a adoção de uma dieta “anti-inflamatória”, centrada no consumo de alimentos com propriedades antioxidantes, gorduras saudáveis, como ômega-3, e fibras.
No entanto, a coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a reumatologista Licia Maria Henrique da Mota, garante não há nenhuma evidência científica de que exista uma dieta capaz de promover esse efeito anti-inflamatório. “Na verdade, modificações na alimentação não interferem na evolução da artrite reumatoide”, sublinha.
Por outro lado, Licia aproveita para lembrar que pacientes com essa doença devem manter uma dieta equilibrada e rica em cálcio, com o consumo de leite e seus derivados. A justificativa, segundo a médica, é a de que esse grupo tem risco aumentado de desenvolver osteoporose, mal que torna os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas.
Jornalista responsável: Maria Teresa Marques