A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina.
Com sede atual na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2466, 9º andar, conjunto 93/94, no bairro Jardim Paulista, na cidade de São Paulo, filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 24 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Missão
Promover a excelência da reumatologia, fornecendo soluções acessíveis e confiáveis para congregar especialistas, desenvolver atualização científica, ensino e pesquisa, contribuindo para formulação de políticas públicas efetivas e sustentáveis, com base na ética e aperfeiçoamento das práticas clínicas.
Visão
Ser uma Sociedade médica reconhecida pela excelência nas práticas de gestão, na promoção de eventos e produção científica, no incentivo a melhores práticas de qualidade e segurança na assistência ao paciente, e com sócios integrados, comprometidos e satisfeitos.
Valores
- Ética e respeito à vida
- Unidade societária
- Atualização científica permanente
- Transparência
- Organização
- Valorização do sócio
- Resultados sustentáveis
Palavra do presidente
Caros amigos,
No dia 22 de 11 do ano da pandemia iniciou nossa jornada à frente dessa vibrante sociedade, de que todos nós nos orgulhamos e que amamos. Agradeço profundamente mais uma vez o seu voto de confiança.
Sem dúvida uma grande honra, e um desafio maior ainda. Suceder à altura o Dr. Provenza, que fez uma gestão excepcional em todos os sentidos. Manter a atuação dinâmica da SBR em todas as áreas, educação, pesquisa, defesa profissional e dos nossos pacientes. Enfim, estar à frente de cerca de tantos colegas que admiro profundamente pelo seu caráter, sensibilidade, inteligência, conhecimento e competência. Tudo isso não se configura em tarefa comum.
Por outro lado, para enfrentar esse desafio contarei com as melhores condições. A casa está em perfeita ordem! Financeiramente estamos em excelente condição. Nossa sede foi expandida e completamente renovada. Convido todos vocês a conhecê-la.
Estamos com boas relações com agências governamentais e órgãos de classe. Estamos próximos das associações de pacientes, que estão trabalhando para melhorar sua organização.
Nossos eventos científicos, mesmo virtuais, têm qualidade que não é inferior a nenhum outro.
Os projetos de pesquisa apoiados pela SBR evoluem rapidamente em qualidade, relevância e quantidade.
Assim, meu principal desafio vai ser dar continuidade a esse trabalho. Isso faremos com o maior afinco. Precisamos continuar avançando.
As condições também são ideais para tentarmos algumas ideias novas. Como disse Steve Jobs, inovação é o que distingue entre o líder e o seguidor, e a nossa SBR demanda a melhor liderança.
Abaixo seguem os principais projetos para a nossa gestão:
- Centralização de eventos na SBR
- Criar uma Unidade de Pesquisa da SBR
- Programa de Acreditação das Residências de Reumatologia
- Atualização da governança administrativa da SBR
- Ampliação e diversificação inclusão da SBR em todas as mídias.
- Comissões: Padronizar processos, ampliar participação dos sócios.
A nossa principal meta é aumentar significativamente o número de sócios titulares ativos, fundamental para a nossa capacidade de atuar no desenvolvimento da reumatologia e atrai os jovens reumatologistas, futuro da SBR.
Prometo muita dedicação e esforço para cumprir essa missão. Mas certamente só teremos chance de sucesso se pudermos contar com a ajuda de todos vocês!
Muito obrigado!
Ricardo Xavier
Presidente – Sociedade Brasileira de Reumatologia
Gestão 2020-2022