Busca geral
Utilize o campo abaixo para encontrar materiais para download, cartilhas, diretrizes, notícias e outros conteúdos
Digite algo para buscar
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina.
Com sede atual na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2466, 9º andar, conjunto 93/94, no bairro Jardim Paulista, na cidade de São Paulo, filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Promover a Reumatologia e o bem-estar dos pacientes com doenças reumáticas.
Promover a excelência da reumatologia, fornecendo soluções acessíveis e confiáveis para congregar especialistas, desenvolver atualização científica, ensino e pesquisa, contribuindo para formulação de políticas públicas efetivas e sustentáveis, com base na ética e aperfeiçoamento das práticas clínicas.
Ser uma Sociedade médica reconhecida pela excelência nas práticas de gestão, na promoção de eventos e produção científica, no incentivo a melhores práticas de qualidade e segurança na assistência ao paciente, e com sócios integrados, comprometidos e satisfeitos.
Caros colegas, pacientes e amigos,
O trabalho dos membros da Sociedade Brasileira de Reumatologia tem produzido avanços significativos na qualidade do atendimento ao paciente reumático no Brasil. As várias frentes de atuação, incluindo educação continuada, formação de reumatologistas, integração com outros profissionais, atuação junto aos pacientes e participação nas políticas de atenção à saúde, têm se mostrado relevantes para melhorar o cenário de assistência. No entanto, ainda há muito a ser feito.
Alguns desafios estão postos, como, por exemplo, estabelecer novas formas de educação e comunicação com os associados e buscar a disponibilização de terapias aprovadas e custo-benefício adequado para nossos pacientes. Nossos eventos continuam a merecer nossa atenção para que evoluam com qualidade, permitindo a discussão de temas relevantes para nossa especialidade e também promovam a oportunidade de nos confraternizarmos.
Novos projetos estão sendo planejados e implantados, destacando-se o SBR+, programa de fidelização, e o CARE, programa de apoio às regionais com menor número de associados.
Na posse da nova diretoria, deixei claro que conto com a participação de cada um dos associados. Estamos aguardando suas sugestões e críticas para sempre melhorar o trabalho da SBR.
José Eduardo Martinez