No último dia 15 de julho, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) celebrou setenta e cinco anos de uma longa trajetória de contribuição ao desenvolvimento científico da prática médica no país, com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina.
Durante a cerimônia, o Dr. Marco Antonio Araújo Rocha Loures, atual presidente da SBR, ressaltou a grandiosidade da especialidade, suas conquistas e perspectivas de avanços. Presidentes, ex-presidentes, diretorias em gestões atuais e do passado, se juntaram a familiares e colegas da reumatologia, para celebrar a importante data, em evento realizado em São Paulo.
A celebração foi marcada pelo lançamento do livro “Sociedade Brasileira de Reumatologia: 75 anos” que retrata a trajetória da instituição desde a sua fundação. Dividido em 13 capítulos, o livro escrito pela historiadora Monica Musatti Cytrynowicz, acompanha o desenvolvimento e crescimento da SBR, a criação de suas regionais por todo o país, a evolução de seus congressos científicos e eventos, publicações, cursos e atividades e os desafios enfrentados até o momento atual.
Durante a pesquisa histórica foram consultados documentos, atas, boletins e informativos, revistas, coletados novos depoimentos e utilizados os realizados em outras ocasiões, reunidas fotografias, imagens e informações. Também foram utilizados livros e artigos relacionados e publicações anteriores sobre o tema. Através da leitura e análise deste material foi possível acompanhar e descrever a trajetória da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Reumatologia enquanto especialidade, campo de conhecimento e de atuação no Brasil. A obra com 224 páginas, está disponível pela Editora Narrativa Um.
A SBR é reconhecida por estimular a produção científica, oferecer condições de desenvolvimento para a ciência no Brasil e para os profissionais especialistas no exercício da profissão, propondo educação continuada, atualização da prática clínica, com a promoção de congressos, jornadas e eventos científicos presenciais, híbridos e on-line, atenta à evolução dos recursos de comunicação, ampliando suas formas de se conectar com seus associados, constituindo comissões científicas e grupos de pesquisas, produzindo e disponibilizando publicações científicas, livros, e se organizando também para a disseminação de conteúdo responsável, científico, em suas redes sociais.
Confira as fotos do evento: