Um texto publicado no portal Atmosfera Feminina há alguns dias trouxe orientações para as pacientes com artrite reumatoide, doença crônica que causa inflamação nas articulações devido a um desequilíbrio no sistema imunológico, gerando dor e inchaço local.
O artigo recomenda a aplicação de gelo ou calor para aliviar o desconforto nas juntas e dá ênfase para a necessidade de praticar exercícios físicos, ponderando que o repouso está indicado apenas para as crises de dores agudas.
As orientações do texto são corroboradas pela coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a reumatologista Licia Maria Henrique da Mota: “A pessoa que tem artrite reumatoide pode e deve praticar atividade física, sobretudo para a manutenção do condicionamento cardiovascular”, salienta a médica, acrescentando que é preciso manter o fortalecimento da musculatura como um todo, pois os músculos dão sustentação às articulações.
A atividade física escolhida por esse grupo de pacientes, porém, só não pode ser exaustiva nem causar impacto, avisa Licia. “O melhor mesmo é que o médico, em conjunto com um fisioterapeuta ou educador físico, prescreva um programa específico de exercícios após avaliação cuidadosa de cada caso”, assinala. A recomendação de repouso, lembra ela, só vale para os períodos de atividade da doença, isto é, durante momentos de crise.
Em relação à aplicação de gelo e calor nas articulações doloridas, a reumatologista diz que não há consenso sobre o tema. “Em geral, o gelo pode ser mais útil na fase aguda da inflamação, enquanto o calor parece funcionar mais na fase crônica, mas a percepção individual é muito variável”, explica. Na dúvida, convém ficar com a opção que oferece mais alívio.
Jornalista responsável: Maria Teresa Marques