Praticar musculação é um caminho eficiente para diminuir dores, conforme atesta um estudo feito pelo Hospital Central Jyvaskyla, na Finlândia, cujos resultados mostram que o fortalecimento dos músculos age beneficamente em problemas como dor na região lombar da coluna, assim como em casos de artrite e artrose, que causam inflamação nas articulações.
De acordo com os pesquisadores, a atividade reduz a rigidez e favorece a flexibilidade. No entender do presidente da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o reumatologista Roberto Heymann, o resultado do estudo finlândes está correto.
De fato, diz ele, a musculação, ao reforçar a estrutura muscular, acaba protegendo as articulações, pois constrói uma espécie de “carapaça” em torno delas. “Além disso, a prática mantém a amplitude dos movimentos da articulação, evitando a tendência de perdê-los quando há pouca ou nenhuma movimentação”, explica. Afinal, a falta de movimento é um dos fatores bastante agravantes da dor.
Assim sendo, diz o reumatologista, essa atividade tem ação de analgesia, colaborando para a redução da dor. Heymann alerta, porém, para a necessidade de escolher muito bem a academia e o profissional que irá acompanhar o praticante dos exercícios: “É essencial que haja uma boa orientação ao indivíduo e que seja uma prática aplicada de forma individualizada, fortalecendo os grupos musculares indicados, conforme cada caso”, enfatiza o médico. Do contrário, há risco de a musculação fazer muito mais mal do que bem.