Nova Nota Técnica sobre Etanercepte e uso de biológicos

Atenção, profissionais de saúde: na última quinta-feira, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, emitiu nova nota técnica (655) com informações complementares sobre a disponibilização do medicamento Etanercepte para pacientes de doenças autoimunes, incluindo AR, com prescrição para este medicamento. A nota inclui orientações tanto…

Diretriz latino-americana para o tratamento do LES

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), uma doença autoimune complexa e heterogênea, representa um desafio significativo tanto para o diagnóstico como para o tratamento. Na América latina existem situações específicas enfrentadas por pacientes com LES que devem ser consideradas no desenvolvimento de diretrizes terapêuticas. Em 2018, o Grupo Latino Americano de Estudo do Lúpus (GLADEL, Grupo…

Esclarecimento da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre aparelhos para combater dor em Fibromialgia

A Comissão Científica de Dor, Fibromialgia e outras Lesões de Partes Moles, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) –  atenta ao seu papel de informar e prestar esclarecimentos sobre as especificidades das doenças reumáticas -,  aguarda, com grande expectativa, estudos clínicos complementares (duplo-cegos com placebo controlado e randomizados), sobre a eficácia de equipamento que associa…

REPARE na Amazônia

Em entrevista ao sistema Radiobras de rádio, que distribui material informativo para todo o Brasil,  Dr. Fábio Jennings , da Comissão de Espondiloartrites e Medicina Física de Reabilitação da Sociedade Brasileira de Reumatologia, levou as funcionalidades do app REPARE e detalhes sobre espondiloartrites para o programa Tarde Nacional, reproduzido em todo Amazônia. Ouça aqui a…

Estudo de Prevalência de Doenças Reumáticas em Indígenas recebe Prêmio Internacional

– Pesquisa indica maior prevalência entre indígenas do sexo masculino. O reumatologista Liszt Jonney, baseado em Rondônia, e sua equipe contribuíram para a conquista do Prêmio 2018 da International League of Association for Rheumatology (ILAR), pelo projeto COPCORD – Community Oriented Program for Control of Rheumatic Diseases, que desde 2017 mapeia a prevalência de doenças…

Entrevista App Repare

A Rádio Bandnews FM Belo Horizonte, uma das mais importantes de Minas Gerais, fez entrevista com o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. José Roberto Provenza, sobre espondiloartrites e o aplicativo REPARE, na coluna Espaço Saúde. A entrevista durou mais de 2 minutos e abordou o que é espondiloartrite, grupos de riscos, sintomas, recomendações…

SBR visita Bio-Manguinhos

Dr. José Roberto Provenza, presidente da SBR, acompanhado de reumatologistas do Rio de Janeiro e São Paulo, participou de programa Bio-Manguinhos de aproximação com sociedades médicas, demonstrando a ciência desenvolvida pela instituição e os biofármacos ali desenvolvidos por meio de PDPs – Parceria de Desenvolvimento Produtivo. Na visita da SBR, no final de novembro, o diretor…

SBR no Bem Estar Global – Ribeirão Preto

A Sociedade Brasileira de Reumatologia, com apoio da Sociedade Paulista de Reumato, do Ambulatório de Reumatologia do HC-Ribeirão e do CRID (Center of Research of Inflammatory Diseaes) participa nesta quarta-feira, 12 de dezembro, do Bem Estar Global – Ribeirão Preto, esclarecendo dúvidas sobre as doenças reumáticas. Desta vez, o foco principal da participação da SBR…

Sociedade Brasileira de Reumatologia lança app Repare, com informações e tutoriais de exercícios físicos para pacientes de espondiloartrites

 Atividade física é fundamental no tratamento de espondiloartrites,  grupo de doenças do tecido conjuntivo que afetam articulações e podem apresentar sintomas como dor nas costas (espondilite anquilosante), inflamação dos olhos (uveíte), distúrbios digestivos e erupções cutâneas. Doenças crônicas, as espondiloartrites, se não tratadas adequadamente, podem levar à perda da mobilidade e incapacidade física. REPARE acompanha…