Alguns calendários apontam 10 de julho como Dia de Alerta para a Saúde Ocular. Esta é uma boa oportunidade para, mais uma vez, alertar sobre os sinais e sintomas de uveíte, doença inflamatória da úvea, importante causa de cegueira no mundo, mas que pode ser confundida com uma conjuntivite (de rápida recuperação) pelo seus principais sintomas: olhos vermelhos, sensibilidade à luz e visão embaçada.
A uveíte pode ser classificada em anterior, posterior, intermediária ou difusa de acordo com a região do olho acometida e deve ser tratada rapidamente, pois pode levar a complicações como catarata, glaucoma, perda progressiva da visão e cegueira. Pode ocorrer em ambos os sexos, em qualquer idade, mas sabe-se que são mais frequentes em adultos jovens (até 45 anos).
Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, porém sabe-se que pode estar associada a doenças reumáticas, como espondiloartrites, artrite reumatoide e lúpus eritematoso. Segundo a Sociedade Brasileira de Uveítes, as doenças autoimunes são a causa mais comum de uveíte anterior no Brasil, enquanto toxoplasmose é a causa mais comum de uveíte posterior.
Em caso de alguns dos sintomas, é fundamental iniciar o diagnóstico diferencial entre uveítes e outras inflamações oculares. Quando identificada, é importante uma estratégia envolvendo o especialista na doença de base – o reumatologista, no caso das uveítes associadas a doenças reumáticas. Para diagnosticar a uveíte, os especialistas podem prescrever exames de sangue e de imagem.
Portanto, na presença de sintomas, é importante não se automedicar e, sim, procurar um especialista para o diagnóstico diferencial inicial, quando os olhos apresentam vermelhidão e dor. Nas uveítes, o diagnóstico precoce é fundamental para preservar a integridade da visão.
Ouça entrevista com Dr. Provenza sobre a correlação de doenças reumáticas e uveítes: https://bit.ly/2NOjnhQ
Fui diagnosticada com Uveite , me pediram diversos exames referente a ela . Fiz de toxoplasmose , tuberculose entre outros , mais todos deram normal. Fiz o uso de colírios , e por conta de muita dor de cabeça tomava varios remedios para dor , e no caso quando tomava o remédio o olho melhorava limpava o vermelhidão e até desinchava as pálpebras tem um mês que me deram alta falaram q meu olho estava normal mas eu sentia que não estava .
Me respondam Por Favor ! Obgda
Olá Fabiana! Apenas o especialista que acompanha o caso poderá auxiliar. Para uma segunda opinião, acesse: https://www.reumatologia.org.br/associado e encontre um reumatologista associado em sua região.
Há alguns meses fui diagnosticada com uveíte, no começo o médico disse que era conjuntivite, e passou colírios (Porém não resolveu). Fui em outro médico e disse que era uma inflamação, e passou outro colírio. E nisso minha visão só piorava, sentia dores, e minha visão só embasava. Voltei ao primeiro médico, e ele retirou oque havia dito, era Uveíte. E agora estou tratando e me encaminhou para um Reumatologista, pois pode ser uma doença reumática. Pois comecei a sentir dores no corpo.
Quem estiver lendo, procure um médico especialista desde o começo, para não correr riscos maiores.
Excelente matéria, muito esclarecedora, para um leigo pode ser confundida com conjuntivite aí vai na farmácia se alto medicar enquanto deveriam sempre consultar um bom Oftalmologista para tratar e proteger os olhos das complicações e isso não se aplica às consultas em alguns lugares como ópticas onde o profissional não médico poderá nem perceber à gravidade do problema.
Há mais ou menos um ano minha mae operou o olho de piterigio. É desde então ela não teve um dia se quer sem dor. Toma remedio atrás de remédio. Vários colírios. Pelos sintomas da minha mae acho que ela tá com uveite. Passamos já por 3 médicos diferentes. Não sei mais o q fazer p ela melhorar. Só quero que ela pare de sentir dor.