A Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), reumatologista e especialista da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), é a nova imortal da Academia Nacional de Medicina (ANM).
A sessão solene de posse como Membra Titular da Academia Nacional de Medicina ocorreu no último dia 26 de maio, na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Contou com a presença de Eleuses Vieira de Paiva, secretário de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, de Francisco José Barcellos Sampaio, presidente da ANM, acadêmicos, médicos, familiares e amigos da professora.
“Emocionada, recebo esta indicação com profunda alegria e satisfação. Tornar-me parte da mais antiga instituição científica e cultural da América Latina, com quase dois séculos de existência e em atividade ininterrupta, desperta em mim um sentimento de gratidão e orgulho imensuráveis”, disse a Profa. Eloisa Bonfá, durante o seu discurso.
A professora passou a ocupar a Cadeira de nº 11, que em 194 anos de ANM teve quatro ilustres Acadêmicos, foram eles: José Rodrigues Coura, José Valente Collares Moreira, Affonso Gama e Costa Mac-Dowell e o patrono Antônio Austregésilo Rodrigues Lima.
Primeira mulher a assumir a Diretoria da Faculdade de Medicina da USP, em exercício de 2022 a 2026. Membra da Sociedade Paulista e Brasileira de Reumatologia. Foi Diretora Clínica por mais de 10 anos do Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP. Aos 40 anos, tornou-se professora titular da FMUSP, mesma instituição onde fez doutorado e livre-docência. Concluiu fellowship em Reumatologia em Nova Iorque. Fez residência em Clínica Médica e graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Atua, principalmente, nas áreas de terapia biológica, Lúpus Eritematoso Sistêmico e autoanticorpos. Autora de 426 artigos, já orientou mais de 20 alunos de iniciação científica, 34 doutorados, 14 mestrados e 10 pós-doutorados.
A Profa. Dra. Eloisa é a primeira reumatologista a ocupar uma cadeira como titular na Academia Nacional de Medicina. E é com muita honra e orgulho que a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) parabeniza a especialista por sua trajetória e dedicação à medicina e pela importante e histórica conquista.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FMUSP