– Pesquisa indica maior prevalência entre indígenas do sexo masculino.
O reumatologista Liszt Jonney, baseado em Rondônia, e sua equipe contribuíram para a conquista do Prêmio 2018 da International League of Association for Rheumatology (ILAR), pelo projeto COPCORD – Community Oriented Program for Control of Rheumatic Diseases, que desde 2017 mapeia a prevalência de doenças reumáticas entre indígenas. Neste estudo pioneiro na América do Sul, Dr. Liszt e equipe fazem incursões às aldeias dos índios Gavião e Amondawa, constatando que a prevalência verificada nessas etnias está acima da média internacional, de 3 por cento, como nos explica Dr. Jonney: “ Até agora constatamos que a prevalência chega a 9%. Este projeto, que deve se encerrar em junho próximo, fornecerá às autoridades brasileiras subsídios para implantação de políticas públicas para saúde indígena”. Ainda segundo o pesquisador regional Dr. Jonney, a equipe de pesquisa observou que a prevalência das doenças reumáticas é maior entre os homens – “na contramão dos dados observados em outros países”.
O questionário COPCORD – iniciativa conjunta ILAR – Organização Mundial de Saúde – é aplicado em indivíduos acima de 15 anos; as entrevistas com queixas reumáticas são encaminhadas para consulta médica, com o próprio Dr. Liszt, na cidade de Ji-Paraná. Até janeiro 2019, foram coletados dados de 180 indígenas, do total de 300 que é a meta total do projeto. O valor do prêmio, de aproximadamente US$ 11 mil, será utilizado para o custeio das atividades do projeto ainda restantes. Os resultados do estudo poderão ser apresentados durante o Panlar (Equador, abril de 2019) e EULAR (Espanha, Junho 2019), no Congresso Brasileiro de Reumatologia (Fortaleza, setembro) e ACR (Estados Unidos, novembro).
O projeto conta com apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade de Reumatologia de Rondônia, Universidade Federal do Paraná, com autorizações da FUNAI e Ministério da Justiça. A coordenação nacional do COPCORD é do Professor Dr. Sérgio Cândido Kowalski, Ph.D, e responsável pela Comissão de Epidemiologia da SBR.


Parabéns a este proficional de alta performance atuando em Rondônia ! Obrigado Dr List!!
Parabéns ao Dr Liszt Jonney e sua equipe pela competência e por destacar o nome de Rondônia e do Brasil positivamente em âmbito internacional tem nosso respeito.
Parabéns Dr. Liszt pelo brilhante trabalho e merecido reconhecimento!
Estudo lindo um avanço para nossa região norte, nosso estado está de parabéns com o profissional dedicado e de alta performance. Parabéns Dr. Liszt!
Parabéns a esse renomado Médico. Pois eu e minha familia somos prova viva de suas competências. Minha amada mãe esteve covalecendo das duas mãos inchadas e sem quase seus movimentos e já tendo passado ppr vários tratamentos sem sucesso encontrou no tratamento de apanas 90 dias com esse Profissional e voltou a suas atividades sem mais nenhum tipo de dor ou outro inconveniente. E quanto a mim que por ocasião sofri de uma lesão num músculo na costa sem solução. Bastou uma avaliação e alguns exames e diagnóstico e tratamento adequado. Desde já o meu muito Obrigado.
Parabéns Dr Liszt Jonney, parabéns pelo projeto!! Que iniciativa linda! Quero Ressaltar que trato com o Dr Liszt desde que chegou ao estado de Rondônia, em 2012! Tenho uma gratidão enorme a este médico, que pode me proporcionar uma melhora nas minhas condições!!! Esse estudo mostra que as pessoas que não podem ir ao especialista também são contemplados pelo esforço e dedicação!! Nossos parabéns ao projeto!
Parabéns pelo belo projeto!
Parabéns meu doutor pela conquista fico muito feliz por mais uma Vitória
Parabéns pelo exelente trabalho , e pela conquista
Parabéns, Dr. Liszt! O senhor é um exemplo de profissional competente e dedicado. É uma honra muito grande ser sua paciente. O sr. merece essa honraria, sem dúvida!
Sucesso ao Dr List e sua equipe. Parabéns. Ele faz com amor ao próximo, Trantando a todos com carinho e dedicação É o resultado,são vidas e famílias transformadas por esta bênção, alcançando e curando vidas,dando qualidade de vida a todos. Parabéns? Sucesso ?