– Pesquisa indica maior prevalência entre indígenas do sexo masculino.
O reumatologista Liszt Jonney, baseado em Rondônia, e sua equipe contribuíram para a conquista do Prêmio 2018 da International League of Association for Rheumatology (ILAR), pelo projeto COPCORD – Community Oriented Program for Control of Rheumatic Diseases, que desde 2017 mapeia a prevalência de doenças reumáticas entre indígenas. Neste estudo pioneiro na América do Sul, Dr. Liszt e equipe fazem incursões às aldeias dos índios Gavião e Amondawa, constatando que a prevalência verificada nessas etnias está acima da média internacional, de 3 por cento, como nos explica Dr. Jonney: “ Até agora constatamos que a prevalência chega a 9%. Este projeto, que deve se encerrar em junho próximo, fornecerá às autoridades brasileiras subsídios para implantação de políticas públicas para saúde indígena”. Ainda segundo o pesquisador regional Dr. Jonney, a equipe de pesquisa observou que a prevalência das doenças reumáticas é maior entre os homens – “na contramão dos dados observados em outros países”.
O questionário COPCORD – iniciativa conjunta ILAR – Organização Mundial de Saúde – é aplicado em indivíduos acima de 15 anos; as entrevistas com queixas reumáticas são encaminhadas para consulta médica, com o próprio Dr. Liszt, na cidade de Ji-Paraná. Até janeiro 2019, foram coletados dados de 180 indígenas, do total de 300 que é a meta total do projeto. O valor do prêmio, de aproximadamente US$ 11 mil, será utilizado para o custeio das atividades do projeto ainda restantes. Os resultados do estudo poderão ser apresentados durante o Panlar (Equador, abril de 2019) e EULAR (Espanha, Junho 2019), no Congresso Brasileiro de Reumatologia (Fortaleza, setembro) e ACR (Estados Unidos, novembro).
O projeto conta com apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade de Reumatologia de Rondônia, Universidade Federal do Paraná, com autorizações da FUNAI e Ministério da Justiça. A coordenação nacional do COPCORD é do Professor Dr. Sérgio Cândido Kowalski, Ph.D, e responsável pela Comissão de Epidemiologia da SBR.