117 residentes em reumatologia e 37 professores de todo o Brasil participaram do Encontro 2017 de Residentes de Reumatologia promovido pela SBR, entre os dias 24 e 25 de novembro último – evento que a cada ano cresce em participação de futuros especialistas e professores, refletindo a crescente valorização da especialidade. “A filosofia destes encontros é reforçar a importante missão científica da Sociedade Brasileira de Reumatologia e seu papel na formação do profissional da especialidade, contribuindo para sua educação continuada”, avalia Dr. Dawton Torigoe, Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Chefe de Reumatologia do Hospital da Santa Casa e coordenador do Encontro de Residentes de Reumatologia deste ano. “Daí a importância de os novos especialistas se filiarem `a s ociedade médica brasileira, para este contínuo intercâmbio de ideias e informaçòes”.
Durante os dois dias de encontro, realizado em São Paulo, os residentes receberam informações importantes que os conduzirão nesta transição para a vida profissional – seja em atendimento diretamente ao paciente, em serviços públicos ou privados, seja na continuação da vida acadêmica, em cursos de doutoramento, pós-doutorado ou como futuros professores. Para os preceptores, foram debatidos temas como metodologia para o melhor treinamento do residente em reumatologia.
“Nos últimos 8-10 anos, temos visto um aumento do número de residentes na especialidade, como resultado da crescente valorização da área. Hoje, o programa de residência médica de reumatologia é um dos mais concorridos dentre todos os programas de residência no Brasil”, informa Dr. Torigoe.
Os novos reumatologistas têm uma novo desafio pela frente: a prova de título de especialista, a ser realizada em março de 2018.