O reumatologista pediátrico Dr. Clovis Artur Almeida da Silva, professor titular no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), responsável pela Medicina do Adolescente, foi um dos pesquisadores listados na “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, levantamento produzido anualmente pela Universidade de Stanford (EUA) a partir do maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares, o Scopus.
A pesquisa “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, atualiza a posição dos cientistas tendo em conta o seu impacto ao longo do tempo de carreira e também de um único ano.
Classificado na área de conhecimento Clinical Medicine, Dr. Clovis Artur Almeida da Silva foi reconhecido pelos trabalhos produzidos nas áreas de Pediatria, Reumatologia e, em particular, Reumatopediatria. Além disso, o professor é o único reumatopediatra da América Latina e o único representante da Pediatria FMUSP a figurar na lista.
Autor de mais de 400 artigos publicados em periódicos indexados no PubMed, recebeu vários prêmios pelos trabalhos científicos realizados. Completou a orientação de 46 alunos de iniciação científica, 37 doutorados, 6 mestrados e supervisionou 8 pós-doutorados.
Suas três principais linhas de pesquisa são: Doenças Crônicas em Crianças, Adolescentes e Jovens; Saúde Reprodutiva em Adolescentes e Adultos Com Doenças Crônicas e Saúde de Adolescentes na Era Digital.
Atualmente, o Prof. Clovis Artur Almeida da Silva é o responsável pela Comissão de Pesquisas em COVID-19 do Departamento de Pediatria da FMUSP, presidente da Comissão de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), coordenador da Comissão de Reumatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e vice-presidente da Comissão de Reumatologia Pediátrica do PANLAR (Pan American League of Associations for Rheumatology).
O Prof. Clovis Artur de Almeida da Silva é também chefe Técnico-Científico das Unidades de Adolescentes e de Reumatologia do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da FMUSP.
A diretoria da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) em nome de todos os colegas médicos, pesquisadores e especialistas, parabeniza o professor pela conquista e destaca que o feito é motivo de muita honra ao país por seus pesquisadores reconhecidos internacionalmente. A pesquisa científica brasileira está pavimentando o caminho e despontando cada vez mais no cenário acadêmico mundial.