SBR emite resposta ao projeto de lei que equipara pessoas com Fibromialgia à deficiência

Em resposta ao Projeto de Lei no 296/2023, de autoria do deputado Sr. Luiz Fernando Mainardi, que equipara as pessoas com fibromialgia à deficiência (SEI 11167-01.00/23-6), a Sociedade Brasileira de Reumatologia faz sua consideração por meio de posicionamento: Trata-se de uma síndrome comum na prática clínica, atingindo 2,5% a 5% da população, com sintomas físicos…

Fevereiro Roxo – Médico da SBR destaca relevância do diagnóstico precoce da fibromialgia

Visando alertar a população, a campanha Fevereiro Roxo tem o objetivo de conscientizar sobre as doenças Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Dr. Marco Antônio Rocha Loures, presidente da SBR, esclarece sobre Fibromialgia, em entrevista à Rádio TCE  | Tribunal de Contas do Estado do RS. Ouça o boletim em Médico destaca relevância do diagnóstico precoce da fibromialgia (tcers.tc.br)

Campanha Fevereiro Roxo alerta a população sobre a fibromialgia

Uma enfermidade de causa desconhecida, que atinge três por cento dos brasileiros, principalmente as mulheres. Estamos falando da Fibromialgia, doença que causa dores pelo corpo e que, no mês de fevereiro, tem campanhas de conscientização. O reumatologista Marco Antônio Rocha Loures, presidente da SBR, esclarece sobre Fibromialgia, em entrevista à TV Canção. Assista em: Campanha Fevereiro…

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre a FIBROMIALGIA

A Reumatologia é uma especialidade da Clínica Médica, exercida no Brasil desde 1949 por cerca de dois mil especialistas, responsável pelo atendimento dos pacientes portadores de doenças que afetam o aparelho locomotor. São doenças de várias naturezas (autoimunes, posturais, inflamatórias agudas e crônicas, degenerativas, metabólicas), totalizando quase 120 tipos diferentes de enfermidades. Algumas destas, podem…

Fibromialgia e Lúpus: A contribuição das celebridades para ampliar conhecimento sobre estas doenças

Nas primeiras semanas de setembro, duas doenças reumáticas ganharam as páginas dos principais veículos nacionais – interesse despertado pelo anúncio do cancelamento de participação da Lady Gaga no Rock in Rio, por conta das fortes dores causadas pela fibromialgia, e pela revelação da jovem cantora Selena Gomez ter sido submetida a um transplante de rim,…

Tratamento da Fibromialgia

Autoria: Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles 20/04/2011 Para que o tratamento da fibromialgia seja bem sucedido é imprescindível que o paciente compreenda melhor sua doença. Em muitas ocasiões é necessário que se esclareçam as duvidas não só do paciente mas também de seus familiares, para que o compreendam melhor…

Síndrome da Fibromialgia – Diagnóstico Diferencial

Autoria: Dr. Milton Helfenstein Júnior 15/05/2011 A síndrome da fibromialgia possui manifestações clínicas bem características e critérios diagnósticos estabelecidos. Entretanto, tem sido confundida com diversos outros distúrbios. O motivo é que diversas doenças reumáticas e não reumáticas podem se manifes¬tar por dor difusa e fadiga crônica. O paciente com hipotireoidismo pode apresentar um quadro clínico…

Fibromialgia – Interface com o Trabalho

Autoria: Comissão de Reumatologia Ocupacional 18/04/2011 Fibromialgia (FM) é uma síndrome complexa e muitas vezes mal compreendida. Sua principal característica é a dor musculoesquelética crônica generalizada e muitos outros sintomas podem fazer parte dessa síndrome, tais como: fadiga; sono não reparador; rigidez; dores de cabeça; distúrbios cognitivos, depressivos e ansiosos. Distúrbios do sistema nervoso autônomo,…