Um estudo realizado na Dinamarca que envolveu pesquisar uso de vitamina D e cálcio conjuntamente demonstrou que essa associação pode reduzir a taxa de mortalidade entre idosos e foi tema de reportagem publicada no jornal Estado de S. Paulo.
Segundo o texto da reportagem, os pesquisadores descobriram que os idosos que tomaram os suplementos tiveram risco 9% menor de morrer que os que não tomaram, considerado um período de três anos. Mas o consumo somente das pílulas de vitamina D, sem o cálcio, porém, não mostrou nenhum efeito nesse sentido.
Comentando o estudo, a coordenadora da Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose da SBR, a reumatologista Rosa Maria Pereira, explica que se trata de um trabalho que avaliou outros oitos realizados anteriormente com o mesmo foco. Segundo ela, o trabalho mostra que a associação de vitamina D e cálcio é de fato benéfica para idosos, mas aí há uma ressalva importante a fazer, diz Rosa: “É preciso citar outro estudo realizado, que incluiu mais 23 mil pessoas, portanto de larga abrangência, que demonstrou que o cálcio em forma de comprimido aumenta o risco de o idoso ter um infarto do miocárdio. Tal risco seria menor se o cálcio fosse consumido com base em dieta alimentar”.
Em relação à vitamina D, explica, o ideal é usar suplementos ou tomar sol uma vez que a quantidade de vitamina D na dieta habitual é pequena. A vitamina D pode ser obtida em peixes como sardinha, salmão e atum, que normalmente não são consumidos no dia a dia. Rosa explica ainda que nos últimos anos surgiram estudos demonstrando que o uso de cálcio em forma de comprimido poderia causar problemas cardíacos em idosos, o que levou à recomendação de que o cálcio deva ser mesmo consumido pela dieta, ou seja, com alimentos (leite, queijo e iogurte, por exemplo).
Então, voltando ao estudo realizado na Dinamarca, Rosa salienta novamente o benefício de usar vitamina D e cálcio juntos, mas este último de preferência na forma de dieta. Juntos, vitamina D e cálcio estendem expectativa de vida
Jornalista responsável: Maria Teresa Marques