Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens a partir dos 50 poderão vir a sofrer de algum tipo de fratura óssea, decorrente da osteoporose, segundo a International Osteoporosis Foundation. A osteoporose causa o enfraquecimento dos ossos, que podem se quebrar com maior facilidade – como resultado de uma pequena queda, ou um movimento brusco. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável, e isso acontece mediante a remodelação do osso velho em osso novo. A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo – em alguns casos, pode ocorrer as duas coisas. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.
As fraturas causadas pelo osteoporose podem ser tornar crônicas, causando dor e incapacidade física. São quatro os principais tipos de osteoporose – pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou de medicamentos, como corticoides. A boa notícia é que a osteoporose pode ser prevenida e controlada, com exercícios suaves, para fortalecimento muscular e melhor equilíbrio (o que pode evitar quedas), nutrição adequada (alimentos ricos em cálcio), parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas e alimentos com excesso de sal – atitudes que podem ser incorporadas ao dia-a-dia desde cedo, muito antes dos primeiros sinais da doença.
A osteoporose é uma doença silenciosa, que pode se manifestar por fraturas recorrentes e, quando isso ocorre, a doença já está instalada e pode estar em estado avançado. O exame de densiometria óssea é uma das formas mais precisas para seu diagnóstico, além de histórico médico. Para saber mais sobre o osteoporose, leia e baixe cartilha em https://www.reumatologia.org.br/doencas/cartilhas/ e, em caso de dúvida, procure um reumatologista. A SBR conta com uma comissão científica em doenças osteometabólicas e osteoporose (https://www.reumatologia.org.br/associados/diretoria-e-comissoes/)