Busca geral
Utilize o campo abaixo para encontrar materiais para download, cartilhas, diretrizes, notícias e outros conteúdos
Digite algo para buscar
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina.
Fundada em 1949 pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, a Sociedade Brasileira de Reumatologia congrega médicos reumatologistas de expressão na medicina nacional e internacional e vem reunindo, cada vez mais, profissionais médicos de todos os Estados do Brasil e países da América Latina.
Conheça a história da fundação da Sociedade:.
Confira nossa linha do tempo para conhecer os ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Reumatologia:
IMPORTANTES REALIZAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA:
ATA DE FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA
Leia a ATA na íntegra:
Aos quinze de julho de mil novecentos e quarenta e nove (1949), as onze (11), no Anfiteatro da Santa Casa da Misericórdia, desta capital – Distrito Federal, gentilmente cedido pela sua digna Administração, aí presentes o Dr. Waldemar Bianchi; médico Reumatologista, brasileiro, iniciador da idéia de fundação de uma Sociedade Brasileira de Reumatologia, e demais profissionais abaixo relacionados, especialmente convidados e convocados: Professor Fernando Herrera Ramos, da Faculdade de Medicina de Montevidéu, Uruguai, especialista em Reumatologia, Presidente da Liga Uruguaia contra o Reumatismo; Professor Waldemar Berardinelli; Catedrático da Faculdade Nacional de Medicina, também Diretor do Hospital Escola São Francisco de Assis; Professor Deolindo Couto; Vice-Reitor da Universidade do Brasil; Professor Brandão Filho; Diretor da Faculdade Nacional de Medicina; Professor Lafayete Pereira; Diretor da Santa Casa de Misericórdia; Dr. Pedro Nava; Chefe do Serviço de Clínica Médica da Policlínica Geral do Rio de Janeiro; Professor Eduardo Magalhães Gomes; Catedrático da Faculdade Nacional de Medicina; Professor Jairo Ramos; Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Dr. Iseu de Almeida; Presidente do Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia; Professor Eduardo Magalhães Gomes, Catedrático da Faculdade de Medicina; Dr. Cruz Lima; Dr. Paulo Schelisinger; Dr. Nelson Passarelli; Dr. Israel Bonomo; Dr. René Laclete; Dr. Duque Estrada; Dr. Henrique de Goes; Dr. Decio Olinto; Dr. Aarão Benchimol, Dr. Luiz Dr. Mário Miranda e outros.
Uma vez reunidos, usou a palavra o Dr. Iseu de Almeida, que falou a respeito da Sociedade a constituir-se, propondo a sua primeira Diretoria Provisória, que foi devidamente aprovada e aclamada pela Assembléia, passando assim a ser constituída:
Presidente: Professor Waldemar Berardinelli
Vice-presidentes:
Prof. Deolindo Couto
Prof. Eduardo Magalhães Gomes
Prof. Pedro Nava
Secretário Geral:
Waldemar Bianchi
Primeiro-secretário:
Cruz Lima
Segundo – secretário:
Paulo Schelesinger
Primeiro-tesoureiro:
Decio Olinto
Segundo-tesoureiro:
Henrique Basílio
Bibliotecário:
Nelson Passarelli.
A seguir, foi facultada a palavra a quem quisesse fazer uso: levantou-se,então, o Professor Fernando Herrera Ramos, o qual salientou a importância do estudo da Doenças Reumáticas e focalizou o problema do Reumatismo no seu país – Uruguai – e também no Brasil, sendo bastante aplaudido.
Falou, ainda, o Professor Waldemar Berardinelli, que, em feliz improviso, comentou a criação da Sociedade Brasileira de Reumatologia, expôs suas finalidades, salientou a necessidade de sua fundação e finalmente agradeceu a indicação de seu nome para a presidência da Sociedade e propôs para Membro Honorário o Eminente Professor Fernando Herrera Ramos, do Uruguai, o que foi por unanimidade aclamada pela Assembléia.
Usando a palavra os Drs. Decio Olinto e Cruz Lima propuseram que seriam Sócios Fundadores os secretários da primeira Sessão e os que estiverem presentes na primeira reunião; sendo a proposta aceita. Passou-se, então, a eleger a seguinte comissão dos Drs. Pedro Nava, Cruz Lima e Waldemar Bianchi para apresentar o projeto do Estatuto, que será discutido e aprovado em nova Assembléia, devidamente convocada para os ditos fins e assuntos referentes à Sociedade, ficando já resolvido e aprovado desde já,que a Sociedade chamar-se-á “Sociedade Brasileira de Reumatologia ” de âmbito geral, nacional é cientificamente internacional, com Secções Regionais nos Estados, dando-se conhecimento ao Governo da República pelo seu ilustre Ministro da Educação e Saúde para os devidos fins.
Ficou resolvido também que as reuniões da Diretoria serão mensais, à primeira sexta -feira de cada mês, às 10 horas, realizando-se provisoriamente na Sede da Policlínica, no Rio de Janeiro, ficando o Secretário Geral de convocar pela forma normal, inclusive aviso prévio aos membros.
Estabeleceram-se também as finalidades da Sociedade, que foram distribuídas:
1. Estudar as doenças reumáticas e afins;
2. Estudo do problema médico-social;
3. Interessar os poderes públicos e de divulgar noções fundamentais;
4. Difundir o ensino da Reumatologia, organizando cursos, conferências e pesquisas;
5. Corresponder-se com Sociedades congêneres nacionais e estrangeiras;
6. Realizar um Congresso anual;
7. Padronizar a nomenclatura de classificação das doenças reumáticas,
E, por mais nada a tratar, foi encerrada a Sessão, do que foi lavrado a presente ata e assinada pelos presentes e pôr mim, Waldemar Berardinelli, servindo de Secretário.
Em, tempo: O nome do Professor Magalhães Gomes é Edgard Magalhães Gomes.
Assinaram essa ata:
Dr. Herrera Ramos
Dr. Waldemar Bianchi
Dr. Pedro Nava
Dr. Decio Olinto
Dr. Israel Bonomo