O Congresso Europeu de Reumatologia terá o professor brasileiro Valderilio Feijó como conferencista convidado em painel com renomados especialistas europeus
O Congresso Europeu de Reumatologia, EULAR 2025, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho, em Barcelona, na Espanha, contará com forte participação brasileira. Além de diversos trabalhos científicos apresentados por reumatologistas do país, o evento terá como conferencista convidado o reumatologista professor Dr. Valderilio Feijó Azevedo, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para a gestão 2026–2028.
O especialista ministrará a palestra inédita “Como as artes e as humanidades podem melhorar a educação médica em reumatologia: as duas faces de Apolo”, destacando como a integração entre disciplinas humanísticas e culturais podem ampliar a formação médica e impactar positivamente a qualidade dos novos profissionais.
Reconhecido como uma das principais plataformas mundiais para troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores e especialistas em reumatologia, o congresso reunirá participantes de todo o mundo.
Entre os trabalhos científicos dos pesquisadores brasileiros estão: “Artrite reumatoide de difícil tratamento: fatores associados e persistência do tratamento”, com apresentação da reumatologista Dra. Gilda Ferreira; “Caracterização dos endotipos da doença de Sjögren com base em autoanticorpos SSA/SSB”, com apresentação da reumatologista Dra. Valéria Valim; “Efeito dos corticosteroides no risco de eventos adversos graves na artrite reumatoide”, com o professor Dr. Markus Bredemeier e “Incapacidade como um importante determinante da qualidade de vida na artrite reumatoide”, com o professor Dr. Cleandro Pires de Albuquerque.
Outro destaque é o estudo “Fibromialgia e domínio articular ESSDAI são preditores de fadiga na Doença de Sjögren”, fruto de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Reumatologia e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia.
“Ter uma série de estudos apresentados em um evento internacional desse porte demonstra a qualidade da produção científica brasileira na área da reumatologia”, comemora Dra. Licia Mota, diretora científica da SBR. “A participação do Dr. Valderilio Feijó, como conferencista convidado, não só reforça a excelência brasileira na reumatologia, como também destaca a importância de um atendimento mais humano e integral na formação de novos médicos”, completa Dr. José Eduardo Martinez, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Após a realização da EULAR 2025, a SBR fará um evento on-line, entre os dias 1 e 3 de julho, trazendo os destaques das palestras, discussão de casos, sessões de resumos e tudo sobre os principais acontecimentos do congresso europeu. Acompanhe pelo site https://www.reumatologia.org.br/.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa | Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
Jô Ribeiro | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br | (11) 97625-2858