Uma nota publicada na revista Dieta Já do mês de agosto aborda os riscos da obesidade para quem sofre de osteoartrite. A doença, que acomete até 30% da população acima de 50 anos, caracteriza-se pelo desgaste das articulações, com consequentes dores crônicas. Segundo o texto, dados da American Academy of Orthopaedic Surgeons relatam que a osteoartrite pode ocasionar danos aos joelhos de pacientes obesos, sobretudo nas pessoas que têm obesidade mórbida, assim classificada por representar mais riscos à saúde.
O fato é que o excesso de peso sobrecarrega as articulações, causando problemas que podem ser irreversíveis. Para o coordenador da Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o reumatologista Francisco Airton da Rocha, nunca é demais lembrar da importância da obesidade para piorar a osteoartrite. “Ser gordo não é a causa da doença, mas é fator de piora, principalmente de danos aos joelhos”, salienta.
Para melhorar o quadro, sua recomendação é a prática de exercícios físicos, sobretudo os aeróbicos e os feitos dentro da água, que não envolvem movimentos de alto impacto, combinados a uma dieta saudável, com o mínimo de gordura animal. “Essas providências ajudam muito o paciente na manutenção de um peso adequado”, observa o médico. Os joelhos agradecem.