Evento apresentou 39 palestrantes em dois dias de programação com encontro paralelo de pacientes com a reumatologista Wanda Heloísa, do Instituto Gruparj de Petrópolis
A “XI Jornada Mineira de Reumatologia” aconteceu de 1º a 3 de agosto, na Associação Médica de Minas Gerais, discutindo a atualização e conhecimentos sobre a prática ambulatorial. Mais de 170 reumatologistas mineiros e de outros estados assistiram palestras sobre temas como reprodução na reumatologia, medicamentos biológicos, infectologia para reumatologistas, tratamentos e tecnologia aplicados no estudo sobre as doenças reumáticas.
A presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia Viviane Angelina de Souza afirmou que a 11ª edição foi recorde de público e gerou uma grande sensação dever cumprido. “Foram meses de organização, preparação cuidadosa para a grade científica com temas relevantes da prática clínica diária, conforme o tema escolhido para essa jornada: Atualização e Reumatologia”, explicou.
A jornada contou com a participação de 39 palestrantes, sendo a maioria mineira, apresentando também reconhecidos especialistas do cenário da reumatologia brasileira de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.
O curso pré jornada sobre capilaroscopia, ministrado pelos reumatologistas Eduardo Souza e Gilda Ferreira, foi bastante concorrido e abriu a programação na quinta-feira (1º/08) com duas turmas de 15 médicos que aproveitaram o conteúdo teórico e prático.
A programação também apresentou o “I Encontro Mineiro de Pacientes Reumáticos” com a reumatologista referência nacional e membro da Sociedade Wanda Heloísa, do Instituto Gruparj de Petrópolis, sendo responsável pela formação. A proposta do Curso de Educação em Saúde sobre Doenças Reumáticas foi esclarecer para pacientes e familiares sobre aspectos psicológicos, cognitivos, de comunicação, nutricionais, de relacionamento interpessoal, de socialização e de responsabilidade e ética.