Lançado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia em 2017, o padrão para certificação por distinção dos Serviços de Terapia Assistida foi testado por quatro centros durante 07 meses. Após o período de adaptação aos requisitos estabelecidos no Manual de Padrões de Avaliação, todos receberam a avaliação final quanto as práticas adotadas na gestão estratégica, assistência e cuidado ao paciente, e atingiram o nível máximo de pontuação, se adequando na categoria diamante.
A Certificação por Distinção – Serviços de Terapia Assistida, faz parte do projeto de incentivo à Acreditação dos serviços relacionados à atuação do reumatologista, e é consequência de esforço conjunto das equipes dos Serviços, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e da empresa de assessoria Acredite, que atuaram focados durante 7 meses para adequar os processos de gestão do negócio e gestão clínica aos requisitos do Manual de Padrões de Avaliação, criado especificamente para os Serviços de Terapia Assistida.
A conquista do título pelos Serviços de Terapia Assistida, trata-se de uma certificação de qualidade em saúde com reconhecimento nacional e internacional, considerando que a Instituição Acreditadora (IQG) que avaliou e seguirá, periodicamente, avaliando o padrão de qualidade da gestão assistencial dos centros, é a maior Instituição Acreditadora do Brasil e integra a HSO (Health Standards Organization – antiga Accreditation Canada International) possibilitando às instituições de saúde brasileiras acessar padrões internacionais de excelência e inovação com oportunidades únicas de troca de expertise e de benchmarking e reconhecimento. Em especial, o que distingue essa certificação dos demais modelos de Acreditação é que foi elaborada considerando as especificidades dos Serviços de Terapia Assistida e é homologada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.
A metodologia consiste em avaliar os resultados e desfechos para doenças específicas, condições, ou também de um serviço, associados à efetividade no uso de diretrizes clínicas e dos resultados clínicos, proporcionando melhoria na qualidade do atendimento prestado aos pacientes e compromisso com um alto padrão de serviço. Os centros que possuem tal distinção demonstram qualidade na prestação de cuidados de forma eficaz e na atenção às necessidades exclusivas e individuais de cada paciente.
Para a avaliação dos critérios estabelecidos no Manual, a instituição acreditadora utiliza uma escala com três níveis de conformidade. O grau de conformidade é avaliado mediante as evidências encontradas, observações e entrevistas realizadas pelos avaliadores. Os serviços avaliados podem receber a certificação em três níveis diferentes: ouro, platina ou diamante, de acordo com o percentual de conformidade encontrada. Para ter mais informações sobre esta certificação, acesse o site da SBR ou clique aqui.
Durante o XXXV Congresso Brasileiro de Reumatologia, os Serviços de Terapia Assistida que se voluntariaram para participar do processo de certificação, serão reconhecidos durante a abertura do evento, com a entrega oficial dos títulos conquistados. Saiba mais do evento em www.sbr2018.com.