Médicos, cientistas, pesquisadores e acadêmicos se reúnem na capital paulista para discutir estudos clínicos, pesquisas, novas diretrizes, recomendações e posicionamentos que irão atualizar o diagnóstico e o tratamento de doenças reumatológicas. Inteligência Artificial com ChatGPT será destaque na programação científica do evento com perspectivas e preocupações na profissão médica
A cidade de São Paulo sediará a I Jornada Sudeste de Reumatologia entre os dias 29 de junho e 1° de julho. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) com apoio das regionais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, reunirá palestrantes de renome nacional e internacional debatendo temas de interesse e as atualidades da especialidade.
Discussões de casos, mesas redondas e cursos compõem a programação científica do evento. A expectativa é de que mais de 600 médicos participem do encontro. Entre os temas de destaque estão: imagem na reumatologia, autoanticorpos e medicina de precisão, algoritmo de investigação de erros inatos da imunidade, Vasculites, Síndrome de Sjögren, Artrite Reumatoide, Espondiloartrites, ChatGPT com perspectivas e preocupações na profissão médica, atualização e desafios no manejo da Esclerose Sistêmica, Canabinoides na prática reumatológica, atualização das recomendações de vacinação em pacientes com doenças reumáticas imunomediadas (DRIM), entre outros.
Confira a programação completa em https://jornadase2023.sbr.org.br/ .
“Reuniremos os especialistas membros ou não das sociedades de reumatologia da região Sudeste do país para um evento ímpar com o objetivo de trazer para debate as descobertas mais recentes e estudos que agregam conhecimento à prática clínica e ao dia a dia dos reumatologistas, além de especialistas de demais áreas. Será uma rica troca de experiências entre os especialistas”, afirma o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
“A especialidade conta com avanços expressivos nos últimos anos e um dos pontos altos da programação da I Jornada Sudeste de Reumatologia será a importância do laboratório e da imagem em reumatologia, visto que os exames auxiliam o profissional no diagnóstico assertivo”, ressalta a médica reumatologista Nafice Costa Araújo, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR).
O evento destacará uma programação científica abrangente e diversificada, trazendo à tona temáticas sobre diagnóstico, tratamentos, pesquisas e discussões contemporâneas da prática clínica.
A presidente do evento, reumatologista Sandra Watanabe, reforça que o principal objetivo da I Jornada Sudeste de Reumatologia é levar para os profissionais de saúde informações criteriosas e atualizadas, sempre tratadas à luz da ciência. “O resultado prático desse conhecimento é o aprimoramento e qualidade na assistência e tratamento aos pacientes reumáticos”, pontua a especialista.
Sobre as doenças reumáticas
As doenças reumáticas compõem um grupo formado por mais de uma centena de doenças que acometem o sistema musculoesquelético e já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Algumas dessas são doenças autoimunes, podendo atingir vários órgãos internos como rins, pulmões, cérebro, coração e vasos, além de ossos e articulações.
Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites. Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide por exemplo, ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações. Os sintomas mais comuns são: dor, calor e vermelhidão nas articulações, rigidez matinal, deformidade das articulações.
Serviço
I Jornada Sudeste de Reumatologia
Sheraton WTC Hotel
Av. das Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo, São Paulo – SP.
Programação completa: https://jornadase2023.sbr.org.br/
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. Visite o site: www.reumatologia.org.br
Redes sociais: @sociedadereumatologia e @reumatologinsta
Sobre a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR)
Fundada em 1953, a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) é uma associação que tem como objetivo representar os reumatologistas do Estado de São Paulo.
Desde sua criação, tem atuado ativamente para levar aos profissionais da saúde do Estado de São Paulo e ao público em geral as mais recentes conquistas científicas no campo da Reumatologia.
Redes sociais: @reumatologiasp