O 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que acontece de 4 a 7 de setembro, em Fortaleza e deve reunir cerca de 350 congressistas, 22 palestrantes internacionais vindos de todas as regiões mundiais, marca os 70 anos da fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Para compartilhar com todos participantes esta história de pioneirismo e de contribuições fundamentais para a saúde pública brasileira, a SBR editou um livro especial e apresenta um documentário sobre o tema. O livro será oferecido a todos os associados adimplentes da sociedade e o longa será exibido em sessões regulares durante o Congresso (informe-se diretamente sobre ambos no stand da SBR durante o Congresso). Aproveitamos, para compartilhar um breve histórico da Sociedade, como apresentado na capa do livro comemorativo:
“Na América Latina, destacam-se a fundação da Sociedade Argentina de Reumatologia, em 1937, da Sociedade de Reumatologia do Uruguai, em 1940, e da Sociedade de Reumatologia do Chile, em 1941, cujos modelos despertaram a atenção para a importância das doenças reumatológicas e o interesse pela criação de diversas Sociedades Nacionais.
No Brasil, na década de 1940, o Dr. Pedro Nava inicia os estudos dos reumatismos no Hospital Carlos Chagas no Rio de Janeiro e, em São Paulo, em 1941, surge a Liga Brasileira contra o Reumatismo. Por fim, em nossa data mais significativa, no dia 15 de julho de 1949, no anfiteatro da 4ª Enfermaria de Clínica Médica da Faculdade Nacional de Medicina, no Hospital Geral da Santa da Misericórdia do Rio de Janeiro, os esforços do Dr. Waldemar Bianchi resultam na fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia. A partir daí a especialidade apresentou um desenvolvimento extraordinário no país e hoje é um orgulho para nossa medicina, com colaborações respeitadas e valorizadas internacionalmente.
Este livro comemorativo celebra os 70 anos da principal entidade da Reumatologia brasileira, que tão bem representa, com muita competência e trabalho, a reumatologia e os reumatologistas brasileiros. Este livro comemorativo dos 70 anos da Sociedade Brasileira de Reumatologia é também uma homenagem a essa especialidade tão dinâmica, que desde as épocas mais remotas desperta o interesse pelo conhecimento sobre os diversos processos de doenças específicas, seja visando interrompê-las ou aliviar seus impactos, seja com vistas à recuperação da qualidade de vida.
Na Reumatologia destacam-se alguns marcos fundamentais, como a sistematização dos reumatismos em 1907, por Archibald Garrod, o surgimento do Instituto Internacional de Pesquisa e Estudo das Doenças Reumáticas em 1913, com Jan Van Breemen, a criação do Comitê Internacional para Doenças Reumáticas, em 1927, a instalação das várias Ligas Nacionais na mesma época, como as da Inglaterra, da França, da Bélgica e da Alemanha, entre outras, a instituição do American Commitee for the Control of Rheumatism, que em 1934 deu origem à American Rheumatism Association (ARA), a fundação da International League Against Rheumatism (ILAR) e posteriormente a European League Against Rheumatism ( EULAR) em 1947, da Pan American League Against Rheumatism (PANLAR), e muitas outras.”