Centro de Eventos do Pantanal reunirá profissionais que discutirão os mais recentes avanços da reumatologia
Entre os dias 18 e 20 de maio, Cuiabá (MT) será sede da XXIV Jornada do Centro-Oeste de Reumatologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e pela Sociedade de Reumatologia do Mato Grosso do Sul (SOREMS). Durante três dias, o evento reunirá profissionais renomados do setor para discutir os mais recentes avanços da reumatologia em uma programação científica dinâmica e diversificada que contará com cursos, mesas redondas e conferências.
“A Jornada do Centro Oeste de Reumatologia será uma ótima oportunidade para troca e aprimoramento de conhecimento entre reumatologistas e profissionais da saúde, que atuam especialmente nessa região. Médicos, estudantes, acadêmicos e outros profissionais de saúde, sócios ou não da SBR, terão acesso a debates, discussões e estudos que buscam a melhoria contínua no diagnóstico e tratamento aos pacientes de doenças reumáticas”, afirma o reumatologista Marcelo Rezende, presidente do evento e da Sociedade de Reumatologia do Mato Grosso do Sul (SOREMS).
Entre os assuntos discutidos durante o evento, ele destaca que estarão avanços importantes em diagnóstico e tratamentos de doenças como Lúpus, Osteoartrite, Artrite Reumatoide, Fibromialgia, Nefrite Lúpica, além de temas atuais com biossimiliares e imunobiológicos, vacinação, arsenal terapêutico e canabidiol para fibromialgia, disfunção sexual no paciente com fibromialgia, implicações da saúde mental em pacientes reumáticos e cuidados especiais para pacientes imunossuprimidos, entre outros.
“O aprimoramento contínuo é primordial para a valorização da reumatologia como especialidade médica, que atua no tratamento de mais de 120 doenças catalogadas”, afirma Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), para quem a especialidade tem progredido muito nas últimas décadas. “Um dos objetivos da SBR é justamente contribuir para o avanço científico da especialidade e promover o bem-estar dos pacientes”, completa.
Ao menos 20% da população adulta mundial sofre com dores crônicas e incapacitantes, sendo que no Brasil estima-se cerca de 15 milhões de pacientes reumáticos.
Confira a programação completa no site Sociedade Brasileira de Reumatologia
Serviço:
XXIV Jornada Centro-Oeste de Reumatologia
Data: 18 a 20 de maio de 2023
Local: Centro de Eventos do Pantanal
Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá – MT)
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Sociedade Brasileira de Reumatologia
@sociedadereumatologia
@reumatologinsta
Sobre a Sorems
A Sociedade de Reumatologia do Mato Grosso do Sul (SOREMS) é uma associação civil sem fins lucrativos de caráter cultural e científico fundada em 24 de abril de 1986. Em 1977, o professor Doutor Israel Bonomo, à frente da direção da Sociedade Brasileira de Reumatologia, ao conhecer as inúmeras adversidades no exercício da reumatologia no MS, propôs a fundação da regional, com o objetivo justamente de aprimorar os conhecimentos em reumatologia, incentivar a realização e participação em encontros científicos e promover a excelência em reumatologia.