Recém-inaugurado, o Ambulatório de Autoimunidade Induzida por Imunoterapia do HC recebe o seu primeiro paciente, nesta quarta-feira, 21 de agosto. O ambulatório veio atender uma nova e específica demanda: pacientes oncológicos tratados com imunoterapia que, em decorrência deste tratamento, manifestam doenças reumáticas autoimunes. Um dos principais avanços no tratamento de tipos agressivos de câncer, a imunoterapia estimula os linfócitos T a combaterem as células cancerosas.
“Para alguns tipos de câncer mais agressivos, a imunoterapia tem sido uma das poucas opções de tratamento. Entretanto, por atuar no sistema imunológico, pode desencadear outras respostas imunológicas, como doenças autoimunes reumatológicas. E quem trata e para onde encaminhar este paciente? Esta é uma nova necessidade a que nós, reumatologistas, temos que estar atentos e saber atuar, em parceria com o oncologista”, afirma a responsável pelo ambulatório Danieli Andrade, também Professora Assistente da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina, da Universidade de S. Paulo.
Sediado na Reumatologia do HC, este ambulatório é específico para doenças autoimunes reumatológicas manifestadas a partir de tratamento imunoterápico para diferentes tipos de câncer. Os reumatologistas interessados em mais detalhes sobre encaminhamento de pacientes para o AAII – HC podem entrar em contato pelo email agendamento.reumato@hc.fm.usp.br