Ler/Dort

LER é a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos” e representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético. DORT significa “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho”.

Resolução CFM que define ozonioterapia como prática experimental no País é publicada no Diário Oficial

A edição do Diário Oficial de 10 de julho de 2018 publicou a Resolução CFM nº 2.181/2018, que define a ozonioterapia como um procedimento que pode ser realizado apenas em caráter experimental. A entrada em vigor dessa Resolução reforça a proibição aos médicos de prescreverem procedimentos desse tipo fora dos padrões estabelecidos pelo CFM. A…

O Olhar do Paciente

Gruparj Petrópolis lança pesquisa online “O Olhar do Paciente”, aberta a todos pacientes, acima de 18 anos, previamente diagnosticados com alguma doença reumática e residentes no Brasil. A pesquisa se propõe a ser a mais completa e ampla sobre a jornada de pacientes reumáticos. Apoio dos grupos Arur Uberlândia E Região, Grupal – Grupo de Pacientes Artríticos de…

Conselho Nacional de Saúde recomenda a reativação da Câmara Técnica de Reumatologia, pelo Ministério da Saúde

Os membros do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em sua 304a. reunião, ocorrida em 12 de abril de 2018, recomendaram a reativação da Câmara Técnica de Reumatologia – além da implantação da Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doenças Reumáticas, o cumprimento das coberturas dos PCDTs (Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas) e a regulamentação…

O Pulmão e as Doenças Reumáticas

Autoria: Dr. Aquiles Camelier – Pneumologista / SP 05/05/2005 As doenças reumáticas (ou doenças do tecido conjuntivo) são um grupo de doenças heterogêneas, cujo processo de instalação baseia-se em inflamações causadas por uma desregulação do sistema imune, responsável pelas defesas do nosso organismo. Dentre as doenças do tecido conjuntivo estão a Artrite Reumatóide, Lupus Eritematoso…