Congresso Brasileiro de Reumatologia discutirá avanços da tecnologia que pode transformar o tratamento de pacientes com miopatias autoimunes sistêmicas refratárias
Uma tecnologia que revolucionou o tratamento de diversos tipos de câncer começa a abrir novas perspectivas também na Reumatologia. O potencial da terapia com células CAR-T no manejo das miopatias autoimunes sistêmicas será um dos destaques do 43º Congresso Brasileiro de Reumatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e pela Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), que será realizado entre os dias 2 e 5 de setembro, em Curitiba (PR).
O tema será apresentado pelo reumatologista Dr. Samuel Katsuyuki Shinjo, membro da Comissão de Miopatias da SBR, na conferência “O espectro terapêutico das miopatias autoimunes sistêmicas – Terapia com células CAR-T”, que abordará os estudos mais recentes e as perspectivas de aplicação dessa estratégia inovadora em doenças autoimunes graves.
As miopatias autoimunes sistêmicas formam um grupo de doenças raras caracterizadas pela inflamação dos músculos e que podem comprometer também órgãos como pulmões, pele e coração. Embora os avanços terapêuticos tenham ampliado as opções de tratamento nas últimas décadas, uma parcela dos pacientes permanece com atividade persistente da doença ou apresenta resposta insuficiente às terapias convencionais.
“É nesse cenário que as células CAR-T surgem como uma das mais promissoras inovações da medicina moderna. A tecnologia consiste na modificação genética de células de defesa do próprio paciente para que elas reconheçam e eliminem células envolvidas nos mecanismos da doença”, explica o especialista.
Segundo o conferencista, os resultados observados em estudos iniciais têm despertado grande interesse da comunidade científica internacional. Pesquisas em andamento sugerem que a terapia poderá representar uma nova alternativa para pacientes com doenças autoimunes graves e refratárias, ampliando as possibilidades de controle da inflamação e, potencialmente, de remissão prolongada da doença.
Durante a apresentação, serão discutidas as evidências científicas disponíveis, os principais estudos clínicos em desenvolvimento e os desafios relacionados à incorporação dessa tecnologia na prática clínica.
Para Samuel Shinjo, o avanço das terapias celulares representa uma mudança de paradigma no tratamento das doenças autoimunes. Mais do que controlar sintomas ou reduzir a atividade inflamatória, essas abordagens buscam interferir de forma cada vez mais precisa nos mecanismos que desencadeiam e sustentam a doença.
Considerado o principal encontro científico da especialidade no país, o 43º Congresso Brasileiro de Reumatologia reunirá pesquisadores, especialistas e profissionais de saúde para debater as principais inovações que estão moldando o futuro da assistência aos pacientes com doenças reumáticas.
Doenças reumáticas no Brasil
Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Muitas dessas condições estão entre as maiores causas de dor crônica, incapacidade funcional, afastamento do trabalho e perda de qualidade de vida.
Serviço
43º Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 2 a 5 de setembro de 2026
Local: Via Soft (Universidade Positivo)
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 / Cidade Industrial de Curitiba – Curitiba (PR)
Confira a programação completa no site: https://sbr2026.com.br/ .
@sociedadereumatologia
@reumatologinsta
Serviço
43º Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 2 a 5 de setembro de 2026
Local: Via Soft (Universidade Positivo)
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 / Cidade Industrial de Curitiba – Curitiba (PR)
Programação completa no site e inscrições: https://sbr2026.com.br/ .
@sociedadereumatologia
@reumatologinsta
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação | Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
Jô Ribeiro | (11) 97625-2858 | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br




