SBR – Nota técnica febre amarela 2 – Atualização

0
2794

Frente às novas recomendações do Ministério da Saúde (MS) para indicação e utilização da vacina FA, houve necessidade de atualizar e reforçar as orientações para o manejo dos pacientes com doenças reumáticas em uso de DMARDs  sintéticos ou biológicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já recomenda que os países deem prioridade de imunização em áreas de riscos, onde a população está atualmente ameaçada pelo vírus da febre amarela e que uma dose seria suficiente para esta proteção. (1)

Quem precisa ser vacinado neste momento:

  • Toda a população que reside ou que se desloque para regiões silvestres, rurais ou de mata em áreas com recomendação de vacina (ACRV) rotina ou caráter especial de alto risco no momento deve imunizar-se. (Figura 1)
  • A dose única da vacina será adotada em todo o território nacional a partir de abril. A dose única atende às orientações da OMS. A dose de reforço não é mais recomendada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 (trinta) dias para cerca de 99% das pessoas que recebem uma dose de vacina para febre amarela.
  • Aqueles que já receberam uma dose, considerem-se vacinados.

FIGURA 1MAPA DAS ÁREAS COM RECOMENDAÇÃO DE VACINAÇÃO NESTE MOMENTO:

Observações importantes:

  1. Devido à natureza dinâmica dos dados epidemiológicos, locais que não figuram no mapa acima como ACRV estão em alerta e realizando vacinação mais intensiva. Por esse motivo, é necessário examinar a situação epidemiológica atual da região antes da decisão sobre vacinação específica.
  2. O Ministério da Saúde (MS) informou que um Plano de Contingência para Fracionamento das doses de febre amarela já foi elaborado e será utilizado em ações estratégicas para imunizar um maior número de pessoas. O efeito é o mesmo da dose comum e o que muda é a duração da imunidade, que passa a ser de um ano no mínimo. Salienta ainda que, para viajantes internacionais, a dose fracionada não é recomendada e não é aceita para emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia(CIVP).

 

 A vacina porém é contraindicada para os seguintes grupos:

  • Pacientes com imunodeficiência primária ou adquirida;
  • Indivíduos com imunossupressão secundária à doença ou terapias;
  • Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas);
  • Pacientes em uso de medicações antimetabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe);
  • Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia;
  • Indivíduos que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina;
  • Indivíduos com reação alérgica grave ao ovo; pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).

IMPORTANTE  PARA O REUMATOLOGISTA!!!

A vacina para a FA, por ser composta de vírus vivo atenuado, constitui uma CONTRAINDICAÇAO para a sua utilização em pacientes sob terapia imunossupressora, inclusive contempladas na última nota técnica do MS.

Em situações nas quais haja a necessidade da vacina perante situação epidemiológica de alto risco, orienta-se suspender o tratamento com imunossupressores antes de administrar a vacina, variando o grau de imunossupressão conferida pela medicação em uso, conforme descrito na Tabela 1. Após quatro semanas da vacinação, as medicações podem ser reintroduzidas.

TABELA 1: BIOLÓGICOS – INTERVALO DE 4 MEIAS VIDAS DE DESCONTINUIDADE PARA UTILIZAÇÃO DE VACINAS VIVAS ATENUADAS.

 

Infliximabe Anti TNF-a
DII,  AR, EA, AP, Psoríase 9 dias
Etanercepte Anti TNF-a
AR, AIJ, AP, EA, Psoríase 5 dias
Golimumabe Anti-TNF-a
AR, EA, AP 14 dias
Certolizumabe Anti-TNF-a 14 dias
AR, dça Crohn, AP, EA
Adalimumabe Anti TNF-a 14 dias
AR, EA, AP, DII, Psoríase
Abatacepte CTLA4
AR, AIJ                              14 dias
Belimumabe Anti-blis
LES  21 dias
Ustequinumabe Anti-L-23
AP e Psoríase 21 dias
Canaquinumabe Anti-IL-1
CAPS 21 dias
Tocilizumabe Anti-IL-6
AR, AIJ sistêmica 13 dias
Secuquinumabe Anti-IL- 17
Psoríase, AP, EA 21 dias

 

DII: Doença Inflamatória Intestinal, AR: Artrite Reumatoide, AP: Artrite Psoriásica, LES: Lúpus Eritematoso Sistêmico, AIJ: Artrite Idiopática Juvenil,  CAPS: criopirinopatias, EA: Espondiloartrite Axial

 

Referências

  1. http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/28003-febre-amarela-brasil-adota-dose-unica-da-vacina-por-recomendacao-da-oms
  2.  Nota Informativa n˚94,de 2017/CGPNI/DEVIT/SVS/MST, abril/2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here