“Lombalgia crônica e exercício: o que realmente funciona?” será foco de discussão entre especialistas de saúde no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Salvador. Cerca de 80% da população mundial sentirá dor na coluna em algum momento da vida.
A lombalgia, dor localizada na região lombar da coluna, é um problema extremamente comum e afeta mais pessoas do que qualquer outra patologia musculoesquelética. Trata-se da segunda causa mais frequente de consultas médicas, ficando atrás apenas do resfriado comum.
Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial apresente dor lombar em algum momento da vida. A boa notícia é que, na maioria dos casos, há resolução espontânea e cerca de 50% dos pacientes apresentam melhora após uma semana, 90% em até oito semanas e somente 5% continuam com sintomas por mais de seis meses, podendo evoluir para quadros de incapacidade.
“Dor lombar é a condição que mais acomete a população mundial, e por si só isso já torna o tema extremamente relevante”, afirma o fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus. Segundo ele, o diagnóstico geralmente é bem conduzido por reumatologistas, com o apoio de fisioterapeutas. No entanto, a forma como o tratamento é realizado pode influenciar diretamente no desenvolvimento da dor crônica.
“Muitas vezes os exercícios precisam ser revistos e acompanhados de forma adequada, porque há pacientes que pioram justamente pela forma incorreta com que os exercícios terapêuticos são executados. Toda atividade deve ser muito bem definida e conduzida para garantir uma boa evolução do quadro”, complementa o especialista.
O tema “Lombalgia crônica e exercício: o que realmente funciona” será discutido durante o 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que será realizado em Salvador. No dia 19 de setembro, o Dr. Fábio Luciano Arcanjo de Jesus apresentará uma palestra sobre as evidências científicas mais atuais que apontam quais exercícios são eficazes no alívio da dor e na evolução positiva da doença.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Congresso é o maior evento da especialidade na América Latina. A programação inclui cursos, mesas-redondas, conferências, simpósios, sessões de temas livres, encontros com pacientes, atividades culturais e premiações para os trabalhos científicos mais relevantes da reumatologia brasileira.
Serviço:
42° Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 17 a 20 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Salvador
Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA
Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br).
@sociedadereumatologia
@reumatologinsta
Doenças reumáticas no Brasil
Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Mais informações para a imprensa com:
Jô Ribeiro | (11) 97625-2858 | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) | Finestra Comunicação