Doença é mais comum entre mulheres em idade reprodutiva na faixa de 30 e 40 anos. Gravidez em pacientes com Artrite Reumatoide exige cuidados para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, que, se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode levar à incapacidade física. A enfermidade é cerca de duas vezes mais frequente em mulheres, especialmente na faixa etária de 30 a 40 anos, o que exige atenção especial à segurança da gestação nessas pacientes.
A maioria das mulheres com AR consegue passar pela gravidez sem maiores complicações, mas é fundamental manter acompanhamento médico contínuo para garantir o bem-estar da mãe e do bebê. Esse cuidado envolve o controle da dor e do inchaço nas articulações, além de possíveis ajustes no tratamento, quando necessário.
O tema será destaque no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), que será realizado de 17 a 20 de setembro, em Salvador, na Bahia. “Vamos abordar a influência da doença na gestação, os riscos envolvidos e também como a gravidez pode impactar a própria evolução da doença, com reflexos na qualidade de vida e na segurança da mãe e do bebê”, explica a reumatologista Dra. Luciana Feitosa Muniz, membro da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Em sua palestra “A arte de esperar: gestação segura em pacientes com AR”, que acontecerá no dia 19 de setembro, a reumatologista discutirá a segurança no uso de medicamentos sintéticos modificadores do curso da doença e também de medicamentos biológicos, abordando quando podem ser utilizados e em que momento da gestação devem ser suspensos. “Além disso, apresentaremos terapias mais recentes que ainda estão em fase de pesquisa, como novos medicamentos biológicos e até terapias celulares”, completa a especialista.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Congresso é o maior evento da especialidade na América Latina. A programação inclui cursos, mesas-redondas, conferências, simpósios, sessões de temas livres, encontros com pacientes, atividades culturais e premiações para os trabalhos científicos mais relevantes da reumatologia brasileira.
Serviço:
42° Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 17 a 20 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA)
Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br).
@sociedadereumatologia | @reumatologinsta
Doenças reumáticas no Brasil
Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Informações para a imprensa com:
Jô Ribeiro | (11) 97625-2858 | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) | Finestra Comunicação