Data foi criada para conscientizar a sociedade e mobilizar esforços para o diagnóstico e o tratamento precoce das mais de 120 doenças reumáticas catalogadas entre inflamatórias, crônicas, autoimunes e raras. Algumas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) alerta para o Dia Nacional de Luta contra as Doenças Reumáticas, celebrado neste 30 de outubro. Estima-se que cerca de 15 milhões de brasileiros são acometidos por uma doença reumática. São mais de 120 doenças já catalogadas entre inflamatórias, crônicas, autoimunes e raras, algumas das quais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.
“Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma correta por um reumatologista”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Dr. José Eduardo Martinez.
“A conscientização é uma das principais formas de prevenção. O diagnóstico precoce e o início do tratamento correto proporcionam inserção social e qualidade de vida ao paciente”, completa ele.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é fundamental o entendimento da população sobre as doenças reumáticas. Quanto mais precoce o diagnóstico mais as chances de tratamento e de qualidade de vida ao paciente.
O reumatologista atua em um vasto campo de estudo que inclui enfermidades como artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose, gota, osteoartrite/artrose, espondiloartrites, artrite psoriásica, lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico, febre reumática, vasculite, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e esclerose sistêmica. As doenças mais prevalentes são as osteoartrites, principalmente entre idosos, seguidas pela fibromialgia e artrite reumatoide.
A SBR disponibiliza gratuitamente em seu site (www.reumatologia.org.br) cartilhas informativas sobre as doenças, elaboradas pelas comissões científicas da entidade, com linguagem simples e acessível para a população. As cartilhas trazem desde o que são as doenças até informações sobre tratamentos da atualidade e cuidados pessoais necessários.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
www.reumatologia.org.br | @sociedadereumatologia | @reumatologinsta
Mais informações à imprensa:
Jô Ribeiro | (11) 97625-2858 | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) | Finestra Comunicação




