São Paulo, 15 de Julho de 2019.
“Em 15 de julho de 1949, os pioneiros Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo e Decio Olinto se uniram a outros médicos e criaram a Sociedade Brasileira de Reumatologia, que completa, portanto, 70 anos de intensa atividade científica. Hoje, sabemos que nossa especialidade é muito mais do que uma “dor na juntas” e do que um (único) reumatismo. Sabemos que compreende mais de 120 doenças reumáticas, que afetam da criança ao idoso, homens e mulheres. Para dar resposta à tamanha abrangência, nossa dedicação em busca do conhecimento e ao nosso aprimoramento é contínua e sem descanso.
Daquele pequeno grupo de 1949, somos hoje mais de 1.600 especialistas e contamos 23 sociedades regionais filiadas e 24 comissões cientificas, com reconhecimento internacional. Temos a meta de atrair mais e mais novos talentos, por meio de bolsas de estudos, financiamento em pesquisas, associações e intercâmbio com sociedades médicas de todo o mundo – sempre pelo fortalecimento do reumatologista e de sua importância para a saúde pública.
Segundo a tradição, 70 anos são bodas de vinho. Nada mais apropriado! Com muito orgulho, convido a todos a brindar conosco e a conhecer um pouco mais de nossa história e os fundadores de nossa Sociedade, em https://www.reumatologia.org.br/institucional/fundacao-da-sbr
Um forte abraço e parabéns a todos os colegas!
José R Provenza
Presidente
Sociedade Brasileira de Reumatologia