Conheça o que é verdade sobre a Síndrome ASIA, conversando com especialistas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Conhecida como uma “síndrome do silicone”, a ASIA (Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants) é uma síndrome autoimune/inflamatória induzida por adjuvantes – diferentes substâncias que podem estimular a resposta imunológica; uma dessas substâncias pode ser o implante de silicone. Assim, embora muito raramente, o silicone das próteses mamárias pode ser o gatilho para o desenvolvimento de resposta inflamatória ou autoimune em pessoas com predisposição genética.
Raríssima, a ASIA pode ocorrer em pacientes com implante de prótese mamária de silicone com queixas como dores articulares, musculares, fadiga, podendo ter algumas queixas neurológicas. Entretanto, não há nenhum exame laboratorial, de imagem ou critérios diagnósticos validados e aceitos mundialmente para esta síndrome.
“Embora a ocorrência da ASIA induzida por silicone seja rara, como a prótese mamária de silicone vem sendo realizada nas últimas décadas com maior frequência, vale o alerta que pode desencadear resposta inflamatória ou autoimune em pessoas geneticamente predispostas”, esclarece a especialista Dra. Emília Sato, professora titular de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia e uma das especialistas a participar da live desta quarta-feira.
Live “Síndrome ASIA: Mitos e Verdades”
14 de abril, 20h, redes sociais de ambas as sociedades
Instagram: https://www.instagram.com/sociedadereumatologia/
Facebook: https://www.facebook.com/sbreumatologia
Participantes:
Dra. Emilia Sato, reumatologista, ex-presidente da SBR
Dra. Anne Groth, cirurgiã plástica e Regente do Capítulo de Biomateriais e próteses da SBCP
Dra. Marcela Cammarota (moderadora), cirurgiã plástica e diretora do DECOM da SBCP