Tecnologia já é aliada poderosa na detecção precoce, acompanhamento clínico e definição terapêutica
O uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade na medicina e promete transformar o dia a dia dos reumatologistas. O tema será um dos destaques do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), que será realizado de 17 a 20 de setembro, em Salvador, na Bahia.
“A inteligência artificial pode ajudar na detecção precoce das doenças reumáticas, permitindo que o paciente seja encaminhado mais rapidamente ao especialista e inicie o tratamento antes que ocorram danos irreversíveis”, afirma o reumatologista Dr. André Xenofonte Cartaxo Sampaio, diretor executivo da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Segundo ele, diversos estudos recentes demonstram a eficácia de algoritmos e modelos preditivos na identificação de sinais precoces de enfermidades como artrite reumatoide, lúpus e espondiloartrites.
Além da triagem, a IA também pode ser aplicada no monitoramento contínuo dos pacientes. Protocolos baseados em dados clínicos e dispositivos como smartwatches são capazes de detectar pioras no quadro clínico e até sinais de recidiva, favorecendo uma resposta mais rápida por parte do médico. “Essas tecnologias permitem ao reumatologista intervir antes que o quadro se agrave, oferecendo um cuidado mais personalizado e proativo”, explica o especialista.
Outro campo promissor é a análise de imagens. Devido à alta capacidade de interpretação, a IA pode auxiliar na análise de exames como radiografias e ressonâncias, identificando alterações sutis que poderiam passar despercebidas. “Ela complementa o olhar do radiologista e do reumatologista, agregando precisão e agilidade ao processo diagnóstico”, acrescenta Dr. André.
Embora a tecnologia avance em ritmo acelerado, o médico ressalta que ela não substitui o papel humano na medicina: “O médico que não utilizar IA provavelmente será superado por aquele que a utiliza, mas o contato humano, a empatia e o acolhimento nenhuma máquina poderá substituir. O futuro da medicina será a combinação da inteligência clínica com a inteligência artificial”, completa.
Essas e outras questões serão abordadas na conferência “Inteligência artificial e o seu papel no diagnóstico precoce e na otimização terapêutica”, que será conduzida pelo Dr. André Xenofonte, no dia 18 de setembro, durante o 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia. Na ocasião, o especialista trará um panorama prático sobre como a IA já está sendo integrada à prática clínica na especialidade.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Congresso é o maior evento da especialidade na América Latina. A programação inclui cursos, mesas-redondas, conferências, simpósios, sessões de temas livres, encontros com pacientes, atividades culturais e premiações para os trabalhos científicos mais relevantes da reumatologia brasileira.
Serviço:
42° Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 17 a 20 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Salvador
Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA
Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br).
@sociedadereumatologia
@reumatologinsta
Doenças reumáticas no Brasil
Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Mais informações para a imprensa com:
Jô Ribeiro | (11) 97625-2858 | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) | Finestra Comunicação