Doenças bucais, como a periodontite — inflamação crônica que compromete os tecidos de suporte dos dentes —, podem agravar processos inflamatórios em outras partes do corpo, incluindo as articulações. Da mesma forma, a inflamação sistêmica, característica central das doenças reumáticas, pode favorecer o surgimento de doenças bucais.
A relação entre saúde bucal e doenças reumáticas pode não parecer evidente à primeira vista, mas diversos estudos apontam a presença frequente de manifestações orais em pacientes com condições como artrite reumatoide, lúpus, síndrome de Sjögren e espondilite anquilosante.
Doenças bucais, como a periodontite — inflamação crônica que compromete os tecidos de suporte dos dentes —, podem agravar processos inflamatórios em outras partes do corpo, incluindo as articulações. Da mesma forma, a inflamação sistêmica, característica central das doenças reumáticas, pode favorecer o surgimento de doenças periodontais e outras alterações na cavidade oral. A Doença de Sjögren, por exemplo, pode ter um impacto significativo na saúde bucal devido à redução da produção de saliva, levando a boca seca e aumento do risco de cáries, doenças gengivais e candidíase oral.
“Algumas dessas manifestações têm impacto direto na qualidade de vida dos pacientes. Elas podem, inclusive, ser os primeiros sinais de uma disfunção no sistema imunológico, aparecendo junto a sintomas como dor articular, rigidez, inchaço e inflamação”, explica o cirurgião-dentista Dr. Marcio Lisboa.
Segundo o especialista, uma avaliação clínica adequada de pacientes com suspeita de doenças autoimunes pode contribuir significativamente para o manejo das condições orais associadas. “O diagnóstico precoce e o acompanhamento multiprofissional são fundamentais para o sucesso da abordagem terapêutica”, completa.
Durante o 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que será realizado de 17 a 20 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador, o tema será discutido na mesa-redonda Desafios na Atenção Multiprofissional. No dia 20, o Dr. Marcio Lisboa apresentará a palestra “Entre dentes e articulações: como a saúde bucal e as doenças reumáticas se influenciam”. Ele destacará como a conduta integrada entre cirurgiões-dentistas e reumatologistas é essencial para o controle dos sintomas e para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Congresso é o maior evento da especialidade na América Latina. A programação inclui cursos, mesas-redondas, conferências, simpósios, sessões de temas livres, encontros com pacientes, atividades culturais e premiações para os trabalhos científicos mais relevantes da reumatologia brasileira.
Serviço:
42° Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 17 a 20 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA)
Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br).
@sociedadereumatologia / @reumatologinsta
Doenças reumáticas no Brasil
Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Assessoria de Imprensa | 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia 2025
Jô Ribeiro | (11) 97625-2858 | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)