O uso de medicamentos biossimilares em pacientes com doenças reumáticas será um dos temas centrais do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que ocorrerá de 17 a 20 de setembro de 2025, em Salvador. Esses medicamentos, semelhantes aos biológicos originais, mas com custo reduzido, representam um avanço importante para ampliar o acesso ao tratamento no país.
O impacto do tratamento com biossimilares no cenário brasileiro será um dos temas de destaque do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que acontece de 17 a 20 de setembro, em Salvador. Considerado o maior encontro científico da especialidade na América Latina, o evento reunirá mais de 2 mil participantes, entre médicos, pesquisadores e profissionais da saúde do Brasil e do exterior, para discutir inovação, educação médica, políticas públicas, avanços no diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas, além de novas abordagens no cuidado ao paciente.
A questão do uso de biossimilares, medicamentos semelhantes aos biológicos originais, mas com custos menores, é considerada de grande relevância para a reumatologia, podendo ampliar o acesso ao tratamento de doenças reumáticas aos pacientes do país e terá uma mesa-redonda especial durante a programação científica do congresso.
Com o tema “O impacto do tratamento com Biossimilares no cenário brasileiro”, uma Roda Viva terá início com a conferência do reumatologista Dr. Valderilio Feijó Azevedo, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para gestão 2026-2028. O professor é um dos maiores estudiosos de biossimilares no mundo e participou de uma série de eventos internacionais relacionados a esse avanço na medicina.
Em seguida, os especialistas Dra. Amanda de Miranda Marques, Dra. Hellen Mary da Silveira Carvalho, Dr. Julio Cesar Bertacini de Moraes, Dr. Luiz Felipe Dipe, Dr. Michel Alexandre Yazbek e Dra. Rafaela Bicalho Viana Macedo debaterão o assunto. “Certamente teremos uma sessão muito produtiva, discutindo um tema importante e atual para a reumatologia brasileira”, afirma a Dra. Rafaela Bicalho Viana Macedo, da comissão de biotecnologia da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Segundo ela, os biossimilares representam um marco na área e configuram um grande avanço no cuidado aos pacientes reumáticos. “Assegurar a eficácia e segurança desses medicamentos são aspectos fundamentais na adoção dessa tecnologia”, complementa.
Na mesa-redonda, que acontece no dia 18 de setembro, os convidados pretendem levantar discussões cruciais sobre eficácia e segurança, aspectos técnicos relacionados à substituição, intercambialidade e respeito à autonomia médica. Questões regulatórias, incluindo acesso e políticas públicas de saúde, também devem estar na pauta.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Congresso é o maior evento da especialidade na América Latina. A programação inclui cursos, mesas-redondas, conferências, simpósios, sessões de temas livres, encontro nacional de pacientes, atividades culturais e premiações aos trabalhos científicos mais relevantes da reumatologia brasileira.
Serviço:
42° Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 17 a 20 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA)
Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br).
@sociedadereumatologia
@reumatologinsta
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Assessoria de Imprensa | 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia 2025
Jô Ribeiro | (11) 97625-2858 | jo.ribeiro@finestracomunicacao.com.br
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)