Sociedade Brasileira de Reumatologia definiu, em um dos seus objetivos do mapa estratégico: promover padrões de melhores práticas aos Serviços de Reumatologia, baseados nos princípios de Acreditação e Excelência. Além de promover estas práticas dentro da Sociedade, buscando uma certificação interna, nos unimos com a maior Instituição Acreditadora do país e construímos um padrão de Certificação por Distinção para os Serviços de Terapia Assistida.

Manual de Padrões de Avaliação – Serviços de Terapia Infusional Assistida é o padrão para certificação por distinção dos Serviços de Terapia Imunobiológica Assistida. Uma ferramenta crucial para avaliação das melhores práticas de assistência ao paciente e do nível de desempenho desses serviços. Bem como para estimular e evidenciar a melhoria contínua neles implantada.

Esta certificação por distinção resulta em melhoria da qualidade do atendimento prestado aos pacientes, compromisso com um alto padrão de serviço, vantagem competitiva no mercado, melhoria no recrutamento e qualificação dos profissionais envolvidos e reconhecimento pelas seguradoras e outros interessados.

Quer saber mais sobre todo o processo? Confira o Guia produzido pela SBR, em parceria com a assessoria Acredite, clique no botão abaixo:

Até agosto de 2018, quatro Serviços de Terapia Assistida participaram do projeto piloto da Certificação por Distinção. Cada serviço possui uma particularidade para o sucesso da implementação do Manual construído: estiveram no piloto um serviço público, privado, misto e híbrido (este último conta com Centro de Pesquisa). Durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia 2018, eles receberam os títulos de certificação correspondente a conformidade encontrada durante avaliação da instituição acreditadora. Com a consolidação do projeto piloto, o Manual passou a ser válido e terá sua nova versão em 2020.

Se há interesse em que o seu Centro de Infusão participe do processo, fale com a Comissão de Centros de Terapias Assistidas ou com a ACREDITE, esta que é a assessoria de estratégia e qualidade homologada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. A Acredite cadastra e assessora os centros interessados em receber auxílio para se adequar aos padrões exigidos no manual por distinção, juntamente com a Comissão de Centros de Terapias Assistidas. O Centro também pode, por conta própria, iniciar o processo de adequação aos padrões estabelecidos no manual.

Para avaliação dos critérios estabelecidos no Manual, a instituição acreditadora utiliza escala com três níveis de conformidade: Total, Parcial e Inconsistente. O grau de conformidade é avaliado mediante análise de documento e/ou observação direta do avaliador e/ou inspeção.

O Serviço avaliado pode receber a certificação em três níveis diferentes: Ouro, Platina ou Diamante, conforme as informações abaixo:

Nível Ouro
Mínimo de 40% de conformidade parcial e 30% de conformidade total
Nível Platina
Mínimo de 20% de conformidade parcial e 50% de conformidade total
Nível Diamante
Mínimo de 70% de conformidade total

A certificação por distinção terá validade de dois anos, com avaliações presenciais de manutenção obrigatórias a cada 8 meses. Após este período, o serviço precisará passar pela re-certificação para manter o selo conquistado.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia detém da propriedade intelectual do Manual de Padrões de Avaliação em Serviços de Terapia Assistida, porém a comercialização do mesmo é de responsabilidade da instituição acreditadora. Para ter acesso ao manual, faça seu pedido pelo site: https://www.iqgprodutos.com/product-page/manual-de-padrões-serviços-de-terapia-infusional-assistida

A Acredite é a empresa homologada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e responsável por assessorar os Serviços de Terapia Assistida no caminho para a certificação por distinção. Faça o download do Guia de Certificação para Centros de Terapias Assistidas, disponível aqui.

Frequentemente é compartilhado conteúdo sobre o processo aqui no site da SBR e no site da empresa, seguindo os parâmetros de acreditação em saúde e focados nos centros de reumatologia. Para dúvidas e sugestões, entre em contato com a Comissão dos Serviços de Terapias Assistidas.

Apoio