Projeto EpiFibro
Estudo epidemiológico da Fibromialgia no Brasil
Fibromialgia
A Fibromialgia (FM) é uma síndrome complexa, caracterizada por dor difusa e crônica e presença de áreas de hiperalgesia, que clinicamente se manifestam pela presença de pontos dolorosos na musculatura (tender points). A causa permanece desconhecida, embora a presença de sensibilização do sistema nervoso à dor parece ser o grande evento fisiopatológico da síndrome.
Projeto EpiFibro
A intenção do presente protocolo será avaliar a epidemiologia da FM e suas co-morbidades em um estudo multicêntrico. Para isso, serão utilizados questionários padronizados que serão preenchidos por médicos que atendam pacientes com FM. Todos os dados serão colocados neste banco de dados informatizado, on-line, para tabulação futura.
Objetivo
Com este projeto, espera-se uma clarificação da epidemiologia da fibromialgia no Brasil, de maneira multicêntrica, com definição de co-morbidades mais prevalentes e mais importantes para os pacientes, comparação do tratamento oferecido pelos serviços avaliados e impactos da fibromialgia na sociedade brasileira.
Formulários em PDF
Ficha de inclusão de paciente
Preenchido uma única vez, parte pelo médico e o restante auto-aplicável com informações cadastrais e opinião do médico sobre a existência de diagnóstico de fibromialgia
Ficha de seguimento
Auto-aplicável a ser preenchido nos 03 primeiros retornos dos pacientes, após a primeira avaliação (ficha de inclusão do paciente). Contém questões para critérios de diagnóstico de fibromialgia e o índice FIQR (revisado)