Agência BBC Brasil noticia estudo a ser divulgado no SBR 2020 sugerindo que hidroxicloroquina não tem efeito protetor contra COVID-19

A agência BBC Brasil acaba de noticiar o estudo Mário Pinotti I que demonstrou que a hidroxicloroquina não tem nenhum efeito protetor contra a infecção pelo SARS-CoV-2 em pacientes que usam o medicamento há muito tempo. Liderado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o este trabalho multicêntrico  englobou 20 centros universitários brasileiros de nove estados…

Fibromialgia em pauta na Revista Veja Saúde

A Revista Veja Saúde, uma das principais publicações da área, entrevistou o dr. José Eduardo Martinez sobre fibromialgia. O especialista explicou o que é a doença, sintomas e gatilhos que podem desencadear a enfermidade já que não há uma razão específica para o seu surgimento. Martinez ainda falou sobre fatores de riscos, diagnósticos, complicações decorrentes…

Dores na coluna e nas articulações durante o home office podem estar relacionadas com doenças reumáticas

A Rádio Bandnews Curitiba entrevistou por mais de 4 minutos o Dr. Marcelo Pinheiro sobre como dores na coluna e nas articulações podem estar relacionadas com doenças reumáticas, em específico a espondilite anquilosante. Pinheiro explicou quais são os sintomas, causas, como a enfermidade se manifesta, diagnóstico e tratamento. Durante a entrevista também foi mencionado como…

Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas

Hoje, 30 de outubro, é Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas, que possui cerca de 120 enfermidades e atinge 15 milhões de brasileiros. O atual Presidente da SBR, Dr. José Roberto Provenza, concedeu uma série de entrevistas sobre o assunto para alertar a população sobre os sintomas mais comuns, diagnóstico e tratamento. Clique nos links…

Osteoporose: doença do envelhecimento?

Dr José Roberto Provenza, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, concedeu entrevista para o Programa Viva O Esporte, da Bandsports, por cerca de 12 minutos, informando os telespectadores sobre prevenção, causas, sintomas, tratamento, faixa etária e gênero mais propenso a osteoporose, doença cada vez mais comum, principalmente em mulheres. Assista:

Síndrome da Fadiga Crônica Pós-Covid

Dr. José Roberto Provenza, Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, concedeu entrevista sobre aSíndrome da Fadiga Crônica, por quase 18 minutos, para o Jornal da Rede Alesp, principal canal de comunicação entre a sociedade e o Parlamento Paulista. Assista!

O que pode causar dores que se alternam entre mãos, pés e quadril?

Dores alternadas entre pés, mãos e quadril pode ser um alerta para diversas doenças reumáticas. A chamada dor articular migratória pode sinalizar desde artrite idiopática juvenil, nos mais jovens, a infecção urinária ou problemas mais graves nos adultos. Leia a resposta completa sobre dor articular migratória de Dr. Provenza para leitor do portal UOL em: https://bit.ly/2EYH0zZ