A Acreditação é um processo onde uma organização, geralmente não governamental, separada e independente da instituição de saúde, avalia esta instituição e determina se ela obedece a uma série de requisitos (padrões) previamente aceitos, criados para aperfeiçoar a segurança e a qualidade do cuidado ao paciente.

É um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, pautado por três princípios:

  • É voluntário;
  • É períodico;
  • É reservado.

Tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado. Possui padrões assistenciais e administrativos considerados como ideais e concretizáveis para garantir a qualidade da assistência. Busca estabelecer mecanismos de avaliação:

  • Do desempenho técnico;
  • Da gestão;
  • Do relacionamento da instituição com seus clientes internos, externos e fornecedores.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia definiu, em um dos seus objetivos do mapa estratégico: promover padrões de melhores práticas aos Serviços de Reumatologia, baseados nos princípios de Acreditação e Excelência. Nos unimos com a maior Instituição Acreditadora do país e construímos um padrão de Certificação por Distinção – Serviços de Terapia Infusional Assistida.

Além disso, em 2018, a SBR recebeu o título de instituição integrante da certificação de governança das sociedades médicas, que está em processo de finalização.

O Manual de Padrões de Avaliação – Serviços de Terapia Infusional Assistida é o padrão para certificação por distinção dos Serviços de Terapia Imunobiológica Assistida. Uma ferramenta crucial para avaliação das melhores práticas de assistência ao paciente e do nível de desempenho desses serviços. Bem como para estimular e evidenciar a melhoria contínua neles implantada.

Esta certificação por distinção resulta em melhoria da qualidade do atendimento prestado aos pacientes, compromisso com um alto padrão de serviço, vantagem competitiva no mercado, melhoria no recrutamento e qualificação dos profissionais envolvidos e reconhecimento pelas seguradoras e outros interessados.

Se há interesse em que o seu Centro de Infusão participe do processo, fale com a Comissão dos Serviços de Terapias Assistidas ou com a ACREDITE, esta que é a assessoria de estratégia e qualidade oficial homologada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

A SBR, em parceria com a ACREDITE, desenvolveu um E-book para contextualizar os associados quanto ao universo de Acreditação, Certificação e Certificação por Distinção. Acesse ao guia, clicando no botão abaixo: